Pronunciamento

Leonel Pavan - 102ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 31/10/2018
DEPUTADO LEONEL PAVAN (Orador) - Reporta-se à celebração do Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral, AVC, celebrado em 29 de outubro, com o objetivo de alertar a população sobre os tratamentos e ações para prevenir a doença que, segundo o ministério da Saúde, no Brasil, aproximadamente 10% da população é atingida, ocorrendo óbito e/ou necessidade de tratamento. Acrescenta que infelizmente, no primeiro semestre, fez parte da referida estatística por ter sofrido um AVC. Na oportunidade, agradece o atendimento recebido dos médicos, enfermeiros, auxiliares e apoio de amigos, além da força maior do Grande Arquiteto do Universo.
Ressalta que o objetivo maior de seu pronunciamento é pleitear a ampliação da campanha transformando-a em Semana de Combate ao Acidente Vascular Cerebral, AVC, para que os governos estaduais e municipais possam esclarecer as pessoas de menor poder aquisitivo da gravidade de tal doença, por meio de campanhas nas escolas, nos postos de saúde e na imprensa.
Finaliza solicitando aos deputados apoio para aprovação da simples lei que obriga os entes públicos dar orientação de vida ao povo catarinense na prevenção do AVC. [Taquígrafa: Elzamar]