Pronunciamento

Leonel Pavan - 082ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/08/2018
DEPUTADO LEONEL PAVAN (Orador) - Comenta sobre o projeto de autoria do deputado Milton Hobus, do qual é relator, que oficializa o Caminho de Madre Paulina, um percurso de 70km que era percorrido pela mesma e que há muitos anos vem sendo trilhado por peregrinos e turistas. Destaca que o trajeto leva a Nova Trento, e agora conta com inclusão de Balneário Camboriú no caminho, pois muitos saem desta cidade e adjacências para seguir o roteiro, fortalecendo ainda mais o turismo religioso catarinense.
Relata que pessoas vêm do Brasil inteiro para fazer este percurso, que tem como destino o Santuário da Madre Paulina, num evento anual que mobiliza grande parte da população. Afirma que a indústria do turismo catarinense precisa deste impulso, além dos lugares tradicionais já frequentados, como o Contestado, o oeste, as águas termais, o meio-oeste, o Vale Europeu no Alto Vale, e também o turismo litorâneo.

Deputado Milton Hobus (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela relatoria da matéria, e ressalta o trabalho do historiador professor Isaque Corrêa. Cita que Balneário Camboriú é um centro turístico conhecido em todo o país, e, com este projeto de lei, mais pessoas virão para a região, pois o Santuário de Madre Paulina é visitado por milhões de fiéis todos os anos. Lembra que também criou a rota turística Caminhos da Neve, valorizando a Serra Catarinense. [Taquígrafa: Sara]