Pronunciamento

Leonel Pavan - 112ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/11/2018
DEPUTADO LEONEL PAVAN (Orador) - Fala sobre as conquistas do setor de turismo catarinense, mencionando que quando foi secretário do Turismo e também vice-presidente institucional do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo mobilizou-se em prol do setor e, agora, como parlamentar, empreende uma luta pela modernização da Lei Geral do Turismo e a melhoria da conectividade aérea regional para alavancar o setor.
Registra que, apesar da crise econômica, as perspectivas são boas para a alta temporada de verão, e a previsão é que o aeroporto de Florianópolis receba, por dia, nove voos da Argentina, três de Santiago, e cinco voos semanais do Uruguai. Também cita que, em Navegantes, serão mais três voos semanais para Buenos Aires, além dos que já operavam na última temporada, e o novo trajeto para Foz do Iguaçu será iniciado.
Neste sentido, entende que é de fundamental importância os investimentos em infraestrutura aeroportuária, informando que, de acordo com a Floripa Airport, concessionária do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, as obras de ampliação já impactam no aumento do número de voos. Também ressalta a necessidade de ampliação urgente do Aeroporto Internacional de Navegantes que, segundo análise de especialistas, possui um grande potencial, pela localização em área nobre do estado, e sendo um dos que mais cresce no país.
Relata que, apesar das promessas, não houve liberação de recursos para o aeroporto de Navegantes, havendo, entretanto, novo anúncio de repasse no valor de R$ 80 milhões, que deverá se concretizar ainda no mandato do presidente Michel Temer. Considera que as perspectivas são positivas para o setor, mas é preciso que todo o trade turístico e as lideranças políticas regionais se mantenham unidos, em alerta, e continuem a cobrança por estes novos e importantes investimentos. Declara que, da sua parte, tanto o parlamentar quanto o cidadão, continuará cobrando e fiscalizando em prol do turismo regional e estadual. [Taquígrafa: Sara]