Pronunciamento

LAÉRCIO SCHUSTER - 110ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/11/2019
DEPUTADO LAÉRCIO SCHUSTER (Orador) - Comenta que Santa Catarina cresce acima da média de outros estados da Federação e tem pressa, pois precisa sair da crise, atrair investimentos e promover geração de emprego e renda para os catarinenses.
Diz que, segundo informações do secretário da Fazenda quando esteve no Parlamento, a arrecadação estava crescendo 14% no estado. Indaga se existem dois estados, porque os dados são incoerentes.
Explica que ficou muito incomodado, porque depois desses números apresentados pelo secretário da Fazenda, o governador do estado diz que em Santa Catarina mais de R$ 10 bilhões estão sendo sonegados. E sobre esse assunto, o próprio Sindifisco manifestou-se, afirmando que para haver R$ 10 bilhões de sonegação precisaria quadriplicar a arrecadação do estado.
Declara inaceitável que o Chefe do Poder Executivo faça esse tipo de declaração irresponsável para a imprensa catarinense, classificando os empreendedores do estado, pequenos ou grandes, como sonegadores.
Presta solidariedade a todos os corajosos empreendedores do estado, que geram riqueza e promovem um futuro aos seus colaboradores, ajudando a fazer um estado pujante. Também manifesta solidariedade ao Sindifisco, aos auditores fiscais da Fazenda, que criaram um modelo para o estado e o Brasil de prevenção e orientação para que o estado tenha hoje o menor índice de sonegação fiscal do Brasil, de apenas 4%, um motivo de orgulho.
Tendo em vista tal situação, pede a todos os Parlamentares que apoiem o seu projeto de transparência das receitas do estado, para que se possa saber diariamente o quanto é arrecadado, porque hoje está disponível somente a informação de quanto o estado gasta.
Entende que um gestor municipal precisa saber o quanto arrecada e o quanto gasta para poder produzir políticas públicas, mas parece que isso não está acontecendo no estado, desta forma, pede ao Governador que verifique melhor os números, tendo um gesto de grandeza para com o Sindifisco e os auditores fiscais, reconhecendo o bom trabalho dos mesmos.
Reafirma que as palavras ouvidas ontem, em todos os noticiários, só demonstram que, com quase um ano de mandato, o governador desconhece o tamanho do estado que ele governa.
Agradece o Sindifisco, os auditores fiscais do estado, bem como os empreendedores pela coragem e ousadia de trazerem os números do estado catarinense. [Taquígrafa: Sara]