Pronunciamento

LAÉRCIO SCHUSTER - 007ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/02/2019
DEPUTADO LAÉRCIO SCHUSTER (Orador) - Demonstra sua indignação e preocupação com as declarações feitas pelo Secretário da Fazenda Paulo Eli aos parlamentares no dia anterior, por ocasião da sua presença no plenário da Casa.
Lembra que já foi prefeito de Timbó por dois mandatos, ganhando prêmios estaduais e nacionais, de gestão e de modernização da mesma, o cuidado com o dinheiro público em uma prefeitura, e através do Ministério Público Federal recebeu Nota 10 Em Transparência, e acredita que este conhecimento o ajuda a tomar as melhores decisões na gestão pública.
Ressalta que a Secretaria da Fazenda é o coração do governo, trazendo recursos públicos para que as políticas públicas saiam do papel, por isso lhe causa estranheza que o secretário afirme não saber quais são as empresas e nem os setores que são beneficiados pelos incentivos fiscais. Para piorar, também fala que existe, no governo do estado, incentivos de gaveta que ele chama de "caixa-preta", e que ele desconhece. Acrescenta que o mesmo secretário, em dezembro do ano anterior, apresentou a esta Casa um plano de medidas saneadoras para o estado, mas no dia anterior, passados apenas dois meses, ele declara que Santa Catarina está em estado de calamidade financeira e à beira do caos, podendo até atrasar salário de servidores públicos.
Afirma ao governador Moisés que não consegue vislumbrar um secretário vir diante de parlamentares e falar tamanhas aberrações, pois trata-se de controle fiscal, trata-se da vida de servidores públicos, vida de trabalhadores catarinenses que precisam e buscam cada vez mais a melhora na gestão pública e a sua transparência.
Tendo em vista que o secretário afirmou desconhecimento da sua própria pasta, gostaria de propor aos líderes partidários a abertura de um debate sobre a instalação ou não de uma CPI do ICMS para poder ajudá-lo a conhecer a sua pasta e que seja possível elucidar esta questão da "caixa preta", os tais incentivos de gaveta, conforme foi afirmado pelo mesmo.
Comenta que são muitas as pessoas que têm manifestado indignação, em seu gabinete e com mensagens deixadas no celular, e são essas pessoas que quer representar, fazendo o seu papel de parlamentar, ajudando o governo através da fiscalização, e mais ainda, que seja possível ajudar o setor produtivo e os catarinenses a não serem penalizados por má gestão. [Taquígrafa: Sara]