Pronunciamento

Kennedy Nunes - 083ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/10/2007
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sra. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, pessoas presentes aqui nas galerias, colegas de imprensa, funcionários desta Casa, catarinenses que nos acompanham pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital, assomo à tribuna para fazer um agradecimento ao governador Luiz Henrique da Silveira e ao secretário da Segurança Pública Ronaldo Benedet.
Eu não poderia ter outra justificativa senão vir a esta tribuna, deputado José Natal, para fazer um agradecimento. E não é porque somos Oposição que não devemos agradecer quando é feita alguma coisa. Deputado Elizeu Mattos, não tenho qualquer vergonha ou qualquer tipo de censura em vir aqui agradecer quando é feita alguma coisa, principalmente em minha região.
Eu sou de Joinville, e ontem, deputado Valmir Comin, o governador Luiz Henrique da Silveira e o secretário Ronaldo Benedet estiveram lá exatamente para anunciar, deputado Pedro Uczai, o pacote de segurança para a cidade de Joinville. Ontem, inclusive, o deputado Nilson Gonçalves veio a esta tribuna e falou do pacote de segurança, porque naquele momento o governador estava em Joinville anunciando o pacote de segurança.
Então, hoje venho aqui agradecer a presença do governador e do secretário Ronaldo Benedet, que chegou a Joinville com um boné da Polícia de Nova Iorque, e ficou durante todo o tempo com ele em sua cabeça, anunciando o pacote de segurança. E pacote embrulha alguma coisa, não é, deputado? A pessoa pega o pacote e coloca algo dentro do pacote, deputado Dagomar Carneiro. O problema foi quando abriram o pacote e veio a frustração. Quando Joinville foi abrir o pacote que o governo do estado levou sobre segurança, deputado Darci de Matos, foi uma frustração.
Estamos vivendo em Joinville um caos na segurança, não só no que se refere à falta de um policiamento ostensivo, mas principalmente com relação à polícia investigativa, deputado Professor Grando. E eu pensava que o pacote de segurança que o governador foi ontem em Joinville anunciar seria para que pelo menos fizéssemos exames de digitais, exames de DNA, em Joinville, que poderíamos ter um pouco mais de credibilidade com o trabalho da polícia investigativa quando os aparatos necessários para investigação são dados aos investigadores, ao policiamento civil. Eu pensava que íamos ter nesse pacote para a segurança mais estrutura para a Polícia Militar. Eu pensava que iam anunciar a construção de novas delegacias, que entregariam veículos. Mas olhem só o grande pacote de segurança pública anunciado ontem com todo o staff do governo, em Joinville.
Vão reformar a energia elétrica do Copom, mas nenhuma câmera nova, nenhum equipamento novo. Vão reformar a fiação elétrica do Copom. Isso vai dar uma segurança para Joinville incrível! Está prevista a pintura do prédio onde fica a delegacia de polícia, em frente à casa do governador. E isso aí vai acabar com a mortandade em Joinville! Reformarão o heliponto do 8º Batalhão da Polícia Militar. E com isso não vai mais haver bandido por lá! Também foi anunciada a compra de 30 veículos, que em breve vão chegar à cidade.
Deputado Silvio Dreveck, esse foi o pacote de segurança para Joinville, uma pacote que parece desses de supermercado, quando você compra leite e o pacote começa a desmanchar e você não sabe mais o que fazer. Esse é o pacote de segurança que o governo do estado anunciou em Joinville. Vejam bem: depois de um almoço na casa da Agronômica com a bancada de vereadores do PMDB, que acertou as coisas por lá, eles levaram o governador a Joinville para dar o pacotaço da segurança. Mas isso não foi um pacote, foi uma brincadeira.
Temos em Joinville uma senhora que perdeu seu marido, seis meses atrás, atropelado por um motoqueiro, perto do hospital regional. E há seis meses ela não consegue pegar o seguro de vida do marido, porque o IML sequer deu o laudo cadavérico do rapaz depois de todo esse tempo. Foram saber onde estava, e viram que o médico saiu do IML levando consigo todos os documentos. E agora não acham o laudo cadavérico do homem morto há seis meses.
Temos em Joinville, deputada Odete de Jesus, a prova de um assassinato, pois se sabe quem matou, sabe-se onde mora o assassino, mas ele não está preso porque falta o exame de DNA que está há nove meses aqui, na Capital. Por outro lado, temos um homem que é acusado de um estupro. Não teve sangue, não teve sêmen, enfim, não teve nada, mas o cidadão está preso, porque a Polícia diz que houve estupro e que foi ele que estuprou.
Então, venho aqui agradecer a boa-vontade, mas o que me deixou indignado e fez-me assomar à tribuna não foi só a surpresa do que estava dentro do pacote de segurança para Joinville, mas a frase estampada hoje na coluna de Jeferson Saavedra, do secretário da Segurança Pública. Há uma foto em que ele está usando um boné da Polícia de Nova Iorque. E quando foi perguntado sobre a criminalidade em Joinville, ele disse o seguinte: "Aqui é o lugar que menos incomoda o estado." Joinville é o lugar que menos incomoda o estado? Por que será que só há um parlamentar de Joinville que vem falar na tribuna o que precisa? Porque os outros não falam. E quando falo, vem um aqui dizer que estou falando mal de Joinville.
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)