Pronunciamento

Kennedy Nunes - 099ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/11/2007
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, não vou aqui questionar a posição do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, até porque, por uma proposição minha, nós já o consideramos persona non grata aqui neste estado pelas suas práticas. E nada contra o povo venezuelano.
Mas não entendo que seja possível permitir que um país que é soberano, que tem o seu povo, que tem os seus dirigentes, possa entrar dentro de um núcleo, como o Mercosul, com restrições. Lembro-me que, quando fui à Arábia Saudita, lá os integrantes do ministério de Relações Exteriores, Indústria e Comércio pediam que o Brasil intercedesse para que a Arábia Saudita entrasse na Organização Mundial do Comércio - OMC. E a OMC foi clara ao dizer que não poderia permitir a entrada de um país ao qual existem restrições comerciais, como, por exemplo, misturando as religiões, ou seja, com relação à carne suína, que era um dos quesitos.
Nós não podemos entender que entre no Mercosul um país que tem 70% da sua frota de aviões parada em solo porque o presidente da Venezuela não permite que os empresários comprem dólar para comprar equipamentos para repor as aeronaves daquele país!
Como é que nós, que defendemos a livre negociação para que possamos trazer mais informações, mais dinheiro, mais força para o bloco, colocaremos no Mercosul um país que tem 70% da sua frota de aviação parada em solo por falta de manutenção porque o presidente não deixa os empresários comprarem dólares para repor as peças, deputado Antônio Aguiar? Como é que poderemos fazer isso?
Então, eu estou votando contrariamente à moção não por causa de Hugo Chávez, mas porque o país está sendo dirigido por ele e ele não permite que sejam compradas peças e a Venezuela vai parar. Por quê? Porque a birra de Hugo Chávez contra Busch, Estados Unidos ou o dólar, seja lá o que for, está fazendo com que o povo venezuelano seja prejudicado nesse setor específico. Por isso que eu voto contra.
Imaginem, sr. presidente e srs. deputados, se as nossas empresas aqui exportadoras, pois somos responsáveis por um bom percentual de exportação no Brasil inteiro, se os nossos empresários não puderem vender em dólar! Então, vamos permitir que um país que não deixa comprar dólar para repor peça de avião que é só paga em dólar entre no Mercosul? Vai virar bagunça! Daqui a pouco um não aceita mais dólar, outro vai dizer que quer que compre com pesos argentinos e outro vai dizer que quer que compre com guaranis. E daí? Isso não é liberdade! Nesse sentido, não podemos ter liberdade.
Por isso o meu voto é contra a moção, porque acredito que um país para entrar num grupo como o Mercosul não pode ter restrições, devem ser todos iguais.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)