Pronunciamento

Kennedy Nunes - 097ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/12/2020
DEPUTADO KENNEDY NUNES (Orador) - Comenta sobre o ataque ocorrido na cidade de Criciúma na última madrugada.
Lembra que o Deputado Maurício Eskudlark já foi Delegado Geral de Polícia Civil no Governo do ex-Governador Leonel Pavan, e pode falar com mais conhecimento de causa em relação ao serviço de inteligência das forças de Segurança Pública.
Registra que sente falta do tempo do Promotor Público Grubba, secretário da Segurança Pública que tinha uma equipe especializada, de inteligência, que fazia a diferença em Santa Catarina. Ressalta que Estado, no passado, se especializou neste tipo de investigação, montando um sistema de inteligência extraordinário, que mostrou o seu trabalho quando os ônibus eram incendiados e povo catarinense vivia um terror. Entretanto, hoje, não compreende como um serviço de inteligência das polícias não consegue detectar algo que venha a prevenir ações de bandidos.
Discorre sobre a resposta das autoridades sobre o atentado, que o Governador Carlos Moisés chamou de sucesso para os assaltantes, o que infelizmente é uma verdade. Fala também sobre o rodízio das autoridades de Segurança, e questiona a fala do Secretário da Segurança Pública que diz que o Estado está seguro para receber turistas.
Cita ações passadas das forças de Segurança Pública e diz que já faz dois anos sem investimentos na inteligência das polícias. Faz críticas ao Governo sobre a falta de investimentos na área de Segurança, notando que algumas cidades do Estado sequer tiveram o contrato renovado para as câmeras de vídeomonitoramento e mostra-se preocupado com uma futura ação na cidade de Joinville.
Finalizando, ressalta que, durante a pandemia, as escolas não foram reformadas e, ao retorno, no próximo ano, tais obras precisarão acontecer para receber adequadamente os alunos.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Reforça que a Secretaria da Infraestrutura entre em contato com o Deinfra para mudar o direcionando de uma via de acesso à BR, próximo ao Quartel de Polícia. [Taquigrafia: Guilherme]