Pronunciamento

Kennedy Nunes - 006ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/02/2008
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. Presidente, gostaria de fazer o registro do aniversário do deputado Dagomar Carneiro, que nos está oferecendo um comes e bebes, pois fez aniversário no domingo o nosso companheiro, grande deputado da região de Brusque, que com certeza vai fazer a diferença.
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, venho a esta tribuna para poder reparar alguns erros, distorções, que tentam implantar, através da TVAL, em Santa Catarina, faltando com a verdade e comprometendo, inclusive, o nosso Poder.
Hoje, primeiro, foi o eminente líder deputado Silvio Dreveck, que falou sobre o risco, a preocupação das associações comerciais e industriais de Santa Catarina, que fizeram manifestação em apoio ao eminente governador Luiz Henrique da Silveira.
Não foi uma, não, deputado Silvio Dreveck, foram todas, de ponta a ponta de Santa Catarina, que não aceitaram a forma como estão conduzindo o processo, para tentar afastar o governador Luiz Henrique.
Quanto à Federação dos Lojistas de Santa Catarina, não precisou nem pedir, fez com consciência, com tranqüilidade e com amor, em nome do estado, a mesma declaração. Esse, deputados José Natal e Professor Grando, é o sentimento do povo de Santa Catarina, que eles colocaram através daquele movimento.
Então, é preciso que a sociedade esteja atenta para que pessoas que vêm aqui na tribuna dizer: em nome da verdade eu vou fazer o meu pronunciamento - e esse foi o eminente deputado Joares Ponticelli. Em nome da verdade ele tem que vir aqui e pedir desculpas, porque através de uma ação na Justiça o eminente ex-governador, hoje presidente da Celesc, Eduardo Pinho Moreira, recebe R$ 10 mil. O deputado Joares Ponticelli vem aqui somente para enganar a sociedade, e ele sabe disso, para enganar o povo dizendo que são R$ 25 mil.
Se eu não fosse um caminhoneiro, diria que ele faltou com a verdade, mas como sou um caminhoneiro, digo que ele mentiu para a população de Santa Catarina. E venha me desmentir, se eu não estiver falando a verdade!
Não podemos chegar aqui e dizer que está falando em nome da verdade e faltar com ela a todo instante. Não dá para aceitar! Mas não dá para aceitar mesmo! Vêm aqui dizer que o deputado Décio Góes foi cassado, mas o seu partido, deputado Joares Ponticelli, o PP, foi o primeiro a ingressar na Justiça para cassar o mandato do deputado Décio Góes. E vêm aqui enganar o povo! Pensam que a população tem memória curta e não lembra e que nós aqui também temos memória curta e não lembramos tudo.
É preciso resgatar a verdade! É preciso que as pessoas, nesta tribuna, tenham mais convicção daquilo que dizem, para que não haja esse destempero. É preciso que a verdade seja colocada aqui a cada instante.
Gostaria de dizer também, em primeiro lugar, que o ex-governador Esperidião Amin não faz parte do processo. E foi dito aqui, em outra oportunidade, que fazia. Cada momento é um momento!
É como o seu advogado, Gley Fernando Sagaz, que disse no início do programa Palavras Cruzadas, da TVCOM, que foi uma ação dele, e no final do programa, temos gravado em nosso gabinete, disse que era uma ação da coligação Salve Santa Catarina. Então, quem falta com a verdade se perde a cada instante, a cada momento!
Em primeiro lugar, pensavam que se afastassem o governador, o segundo assumiria. Agora, já sabem perfeitamente que nada disso irá acontecer, e aí estão tentando enganar a sociedade catarinense através de discursos que faltam com a verdade a cada instante.
Estou vendo o eminente deputado Kennedy Nunes neste momento comendo um bolinho. Ele que pertence a uma igreja sagrada e que falou aqui, em nome da Bíblia, precisa saber que as urnas já falaram tudo: a derrota vexamosa do seu candidato para o governador Luiz Henrique da Silveira, em Joinville.
Quem pode determinar algo à polícia, ao Ministério Público ou ao Poder Judiciário? Agora, dizer que o governador mandou, é faltar com a verdade! E ele disse que falou em nome da Bíblia! Ele precisa se confessar e pedir perdão na igreja, porque não pode vir aqui, na emoção, faltar com a verdade.
Quero dizer que essa prática de tentar ganhar as eleições no tapetão, deputado Elizeu Mattos, começou pela prefeitura de Florianópolis. Quando perderam a eleição, foram para o tapetão. Perderam de novo e foram para o tapetão, novamente. Perderam no Tribunal Regional Eleitoral, foram para o Tribunal Superior Eleitoral e perderam. Estão fazendo agora a mesma coisa. Sabe por quê? Porque não tem mais o sentimento da sociedade. Enganaram, mentiram, e a sociedade não quer mais saber. E aí, evidentemente, que ficam desesperados tentando buscar uma eleição no tapetão.
O Sr. Deputado Elizeu Mattos - V.Exa. me permite um aparte?
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Pois não! Ouço v.exa., porque tenho certeza de que vai contribuir muito com o meu pronunciamento.
O Sr. Deputado Elizeu Mattos - Agradeço, deputado Manoel Mota.
Acho que a verdade tem de ser colocada. Essa história de que ninguém quer tirar o governador, agora já mudou o discurso, porque o Esperidião Amin não quer o governo.
Mas eu quero lembrar a quem está nos assistindo e aos nobres deputados que no final da semana passada o Partido Progressista teve um encontro na cidade de Lages, onde estava o seu chefão, que quer tomar o poder através do tapetão, o Esperidião Amin. Estavam todos em Lages, num encontro, e lá foi feita uma verdadeira festa de aplausos ao Gley Sagaz pela conquista, pela vitória, porque ia ter um novo governador.
Pelo amor de Deus! Foi na sexta-feira. Agora que o povo começou a se revoltar já não é mais nós. Agora que descobriram que não é bem assim a situação, já começaram a mudar o discurso. Os serranos, os lageanos, sabem o que aconteceu em Lages, um ato de aplauso pela retirada do tapetão do governador Luiz Henrique.
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Eu quero aqui poder mostrar o que disse o eminente deputado Joares Ponticelli para o jornalista Adelor Lessa. A matéria já é de três dias atrás: "O meu telefone não tem mais 'lepra', voltou a tocar, como nos tempos em que eu era líder do governo." O eminente deputado não recebia mais ligação, porque eles se distanciaram do povo, porque não têm propostas, porque são vazios, porque não apresentam projeto, não apresentam alternativa. E estão pagando, distante do povo. Vão buscar a sociedade para depois querer buscar o governo.
Muito obrigado, sr. presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)