Pronunciamento

Kennedy Nunes - 035ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/04/2018
DEPUTADO KENNEDY NUNES (Orador) - Tece comentários relacionados à venda da empresa Embraco, de Joinville, fundada em 1971 pelo ex-prefeito e ex-deputado Wittich Freitag, a um grupo japonês, o Nidec, por $ 1,08 bilhão, e as negociações ainda a serem finalizadas. A referida empresa é responsável pela fabricação de compressores herméticos para refrigeração, sendo que desde 1997 pertence à americana Whirlpool. Menciona que nos países onde há sede - Itália, China, Eslováquia, México e Brasil, somam-se aproximadamente 11 mil funcionários, sendo seis mil em Joinville. Destaca que a Nidec é líder na produção de motores elétricos, sediada no Japão.
Considera que é melhor ver o dinheiro público investido nessas empresas, que geram emprego e renda para os brasileiros, que o dinheiro fazendo porto em Cuba ou outras obras em outros países.

Deputado Dirceu Dresch (Aparteante) - Comenta a questão da venda de empresa brasileira para empresa estrangeira, pois é dinheiro público dos brasileiros e catarinenses investidos e ressalta a necessidade de discutir tal posição. [Taquígrafa: Sílvia]