Pronunciamento

Kennedy Nunes - 058ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/08/2007
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, srs. deputados, público presente aqui, colegas de imprensa, telespectadores da TVAL e ouvintes da Rádio Digital Alesc, estava ouvindo os nobres deputados que passaram por aqui hoje e fizeram aquilo que é mais importante fazer: a liberdade de expressão.
Foi falado aqui de alguns assuntos relacionados a essa questão da deportação dos atletas. Ouvimos o deputado Sargento Amauri Soares, um comunista ativo, que defende esse conceito de governo, que respeito, apesar de não ser o meu regime de governo preferido. Mas acho que estamos nesta Casa exatamente por isso. Falamos aqui também hoje sobre a CPMF, de manter ou não manter essa atitude.
Vou falar, agora, como deputado. Sou contra a manutenção da CPMF, é claro, pois o nosso país está onerado demais. Quanto à justificativa do governo em manter a CPMF para fazer uma correlação de dados entre a receita federal e os dados bancários, gostaria de dizer que o governo não precisa manter um imposto para ter esse dado. Não é o imposto que faz isso. Acredito que essa questão deva ser colocada para os senadores e deputados federais, mas deve ser conversada e discutida aqui também.
Nobres pares, trago hoje um assunto bem local da região que represento, Joinville, onde, nesta semana, tivemos a participação do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, sr. Lúcio Botelho, que foi lá para dizer onde será construída a futura extensão da UFSC do norte do estado. E muitas pessoas fizeram força para que isso acontecesse: a Câmara de vereadores de Joinville, através da comissão de Educação, da vereadora Carmelina, que foi a sua presidente durante um tempo e que levantou essa bandeira, o vereador Marco Aurélio, do PT, que sempre levantou essa bandeira também, enfim, toda a classe política de Joinville já vem há algum tempo tentando levar para Joinville essa extensão da Universidade Federal de Santa Catarina.
Mas houve um momento em que a extensão teria, como início, um curso não-presencial e para isso a universidade queria fazer um convênio com a prefeitura de Joinville para que ela fizesse um pequeno reparo, no valor de R$ 80 mil, em um prédio onde funcionaria esse curso. Mas o prefeito Marco Tebaldi simplesmente pegou o convênio e disse: "Levem para onde quiserem porque eu não quero isso aqui em Joinville".
Essa atitude do prefeito Marco Tebaldi causou na Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina uma rejeição muito grande por não querer, por rechaçar esse convênio que daria início a um campus universitário. E nós, deputado Sargento Amauri Soares, de Joinville, quase perdemos a UFSC naquele município, pois Jaraguá se mobilizou, Guaramirim se mobilizou e até Araquari se mobilizou por ter lá a escola agrícola. Todos se mobilizaram e ofereceram vantagens.
Mas uma pessoa foi determinante para que Joinville voltasse a disputar a universidade: o empresário Udo Döhler, hoje presidente da Associação Comercial e Industrial de Joinville. Ele entrou no processo e teve como questão de honra mostrar que em função de todas as benfeitorias que Joinville dá para o estado, agora deveria receber esse retorno do governo federal, com a instalação da UFSC.
No momento em que Udo Döhler entrou, o prefeito viu que tinha feito besteira e tentou, com a ajuda de outros, remediar a situação. Acontece que ofereceram um terreno aqui, outro terreno lá e agora chegaram ao ponto de estar oferecendo um terreno que fica numa posição privilegiada e que vai poder atender todos os municípios da região, porque fica nas margens da BR-101, próximo ao trevo de Jaraguá do Sul, podendo beneficiar Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Barra Velha, Araquari, São Francisco do Sul, enfim, toda aquela região.
O local foi muito bem escolhido, o problema é que o terreno tem seis donos, e o prefeito, num "canetaço", declarou a área de utilidade pública municipal. Só que o reitor argumentou que aquilo não garantia que o terreno iria ser disponibilizado. E é verdade, porque o Estádio Ernesto Schlemm Sobrinho, o nosso Ernestão, que durante anos foi a glória do Joinville Esporte Clube, por dez vezes campeão, antes de construírem a arena declararam o estádio, que é do Caxias Esporte Clube, de utilidade pública municipal. Declararam na tentativa de pegar, mas perderam na Justiça.
Estou dizendo isso porque agora estou vendo que foi dado prazo até 15 de setembro para resolverem a situação do terreno, que deve estar em nome da universidade. Estão todos mobilizados. Mas hoje, na Gazeta de Joinville, há uma matéria que me chamou a atenção e vejo que este é um assunto para nós discutirmos. O ex-diretor-geral do Centro de Ciências Tecnológicas da Udesc, professor do curso de Engenharia Civil, com mais de 25 anos de experiência, Nelson Álvares Trigo, coloca que a cada ano a Udesc abre apenas 40 vagas para cada um dos cursos oferecidos em Joinville. Se a universidade abrir 50 vagas, ou seja, dez vagas a mais, na avaliação do professor isso representaria uma oportunidade valiosa para mais 600 alunos terem ensino de qualidade e gratuito. Hoje já está lá! Não precisa formar um novo campus, não! Sem perder qualidade, aumentando de 40 para 50 vagas, nós poderíamos atender, professor e deputado Pedro Uczai, mais 600 alunos na nossa Udesc. Penso que essa é uma proposta que pode abrir a possibilidade de mais jovens estudarem gratuitamente.
O Sr. Deputado Pedro Uczai - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Pois não!
O Sr. Deputado Pedro Uczai - Deputado Kennedy Nunes, quero parabenizá-lo pelo seu pronunciamento. Acho que o prefeito Marco Tebaldi, como é do PSDB, não acreditou que o governo Lula pudesse ampliar a universidade federal neste país, muito menos na sua região, na região de Joinville. Por não acreditar, não pôs fé e não se empenhou, mas a comunidade se empenhou, reagiu.
Eu estive numa audiência em Jaraguá do Sul e penso que a região toda ganha com essa decisão política do governo Lula em expandir campi e novas universidades federais públicas no país. Por isso a região norte também está de parabéns, assim como Araranguá e Curitibanos que terão campi.
Mais do que definir o local, se será Jaraguá ou Joinville, acho que deve ser um campus da região norte do estado, tendo abrangência regional. E sou sempre a favor de expandir vagas, cursos e campi da Udesc e aí, sim, o governo do estado tem responsabilidade. Se o prefeito Marco Tebaldi é aliado, eu pegarei no pé para que a Udesc expanda cursos, campi e vagas, expandindo o direito de gratuidade na universidade estadual.
Parabéns a v.exa.
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Muito obrigado, deputado Pedro Uczai. Eu vou levantar esta bandeira e vamos voltar a discutir para que abram, pelo menos, dez vagas em cada curso, dando a oportunidade para...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)