Pronunciamento

Kennedy Nunes - 059ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/08/2007
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, público que nos acompanha pela TVAL, pela Rádio Digital, colegas de imprensa, funcionários desta Casa e os demais catarinenses que nos acompanham pessoalmente aqui na nossa sessão de hoje.
Gostaríamos, sr. presidente, neste dia, de falar sobre alguns assuntos. Entre eles, deputado Pedro Baldissera, quero comunicar que a nossa bancada já está encaminhando à Mesa Diretora o nome do nosso representante na CPI que foi aprovada e que vai ter encaminhamento nos próximos dias. Para representar a nossa bancada escolhemos o deputado Joares Ponticelli. Comunico à Mesa Diretora e já está sendo encaminhada, via ofício, a nossa indicação. O Partido Progressista indica o deputado Joares Ponticelli como o nosso representante na CPI da Casan, aprovada nesta Casa.
Também gostaríamos de dizer que hoje estamos entrando com um adendo numa ação civil que está no Ministério Público, com relação aos VTs produzidos pelo governo do estado. Nossa equipe de assessoria fez um levantamento a partir de um edital do governo do estado, da secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador, que contratou a produção de um VT, de um vídeo de dez minutos, com imagens aéreas, direção, enfim uma produção grande por R$ 34 mil. O VT de dez minutos, com uma série de quesitos exigidos.
Fomos ver a prestação de contas, deputada Ada De Luca, de outros VTs produzidos pelo governo do estado, não de dez minutos, mas de 60 segundos, que não tinham imagem aérea, que não tinham direção, VTs desses que rodam na televisão, com valores bem maiores do que esse de dez minutos.
Daí, deputado Jailson Lima, nossa assessoria foi verificar 102 vídeos que foram produzidos pelo governo do estado, governo do nosso nobre deputado Manoel Mota. E para nossa surpresa, a nossa assessoria destacou (é isso que estamos encaminhando junto à ação que movemos contra o governo do estado) vários VTs, vários vídeos que têm cenas repetidas. Por exemplo, usaram uma cena no vídeo "a" e no vídeo "b", deputado Peninha, usaram a mesma cena do vídeo "a". Mas o problema é que o vídeo "b" também cobrou a cena do vídeo "a", ou seja, duas, três vezes cobrado pela produtora DPM o mesmo serviço para veicular um vídeo na televisão.
Isso é que nós queremos saber agora: por que uma empresa cobra R$ 34 mil para a produção de um vídeo de dez minutos com direção, com produção, com imagens aéreas e uma outra empresa cobra bem mais caro por um vídeo de 60 segundos? Algo que agora nós estamos passando para o Ministério Público e queremos saber o porquê disso. Por que a DPM produziu 102 vídeos, muitos deles com imagens repetidas, com valores extremamente colocados no seu contexto? Este é um assunto que vamos investigar. Este é um assunto que nós estamos atentos, até porque deste assunto eu entendo um pouco, já que minha profissão também visa essa área de comunicação.
Agora cedo o restante do tempo ao meu deputado Joares Ponticelli, nosso indicado para compor a CPI da Casan.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)