Pronunciamento

Kennedy Nunes - 096ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/11/2007
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, público que nos acompanha pela TVAL, colegas de imprensa, trabalhadores das auto-escolas que acompanham no dia de hoje a votação da emenda que discutimos nas comissões hoje pela manhã, a nossa bancada, a bancada do PP, assim como recebeu integrantes de vocês dias atrás quando iniciava a luta de vocês neste Parlamento, também vai estar junto com vocês, inclusive apoiando a emenda do deputado Sargento Amauri Soares, que vai ser apresentada aqui, no plenário, que corrige a questão do dia 31 de outubro.
Parece-nos que existem algumas auto-escolas que receberam a liminar entre 31 de outubro e o dia de hoje. Entendo e a nossa bancada entende, inclusive, que deverá ser a partir deste momento. Então, vai ser discutido no momento.
Sr. presidente, estive neste feriado com o compromisso do Grupo Musical Dedos Davi, participando de um congresso de missões, que aconteceu na cidade de Içara. Lá fui recebido pelo nosso prefeito Heitor, do nosso partido, e também pelo Pedro Gabriel, que é o presidente da Cooperativa Aliança, de Içara.
Lá estivemos fazendo visitas. E o prefeito Valvassori me deu uma revista que mostra o que a administração pública municipal está fazendo no município de Içara. São obras e mais obras feitas com recursos próprios. O governo do estado até agora não se tem manifestado para ajudar. Simplesmente houve uma parceria, porque iria ajudar toda a região com uma obra de uma rodovia estadual, mas o restante o governo está ausente.
Mesmo assim a administração progressista da cidade de Içara está fazendo obras e mais obras. Como, por exemplo, há poucos dias o túnel Angelo Giassi foi inaugurado no último dia 14, véspera do feriado. Então, gostaria de deixar registrada aqui a competência, a honestidade, a seriedade com que o dinheiro público de Içara vem sendo tratado pelo prefeito Heitor Valvassori.
Ontem eu, o deputado Darci de Matos e o deputado Nilson Gonçalves, os três deputados da cidade de Joinville, foram convocados para participar, em Joinville, da Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança, Aconseg. Fomos chamados lá para que pudéssemos ouvir dos próprios presidentes de conselhos a situação que estamos vivendo, na parte de segurança, no município de Joinville.
Estou falando, deputada Ada De Luca, do maior município do estado de Santa Catarina, que já ultrapassou a barreira dos 500 mil habitantes, deputado Silvio Dreveck. Estou falando não só do maior município do estado, deputado José Natal, mas do município que elegeu por duas vezes ou foi decisivo nas duas últimas eleições para governo, elegendo seu ex-prefeito, seu ex-deputado estadual, seu ex-deputado federal Luiz Henrique da Silveira governador do estado.
Todo mundo tinha a sensação, deputado Darci de Matos, que Joinville, dando de novo a Santa Catarina um governador, teria pelo menos um olhar mais de amigo, de irmão, para as questões que vivemos, deputado professor Grando, lá no município. Pensávamos que a eleição do governador Luiz Henrique iria minimizar ou diminuir alguns problemas críticos, deputado Jandir Bellini, que vivemos em Joinville. Engano nosso. Se Joinville era tido pelos próprios integrantes hoje do governo do estado, pelo próprio governador Luiz Henrique, como a quinta roda da carroça, não sei se agora estaremos dentro do carro, porque parece que nem para estepe servimos mais, quando vemos os olhos do governo para Joinville.
Estou falando isso, deputado Sargento Amauri Soares, porque ontem, com o deputado Darci de Matos e o deputado Nilson Gonçalves, ouvimos dos presidentes de conselhos e do próprio comandante da Polícia Militar de Joinville que os presidentes dos Consegs andaram na semana passada de borracharia em borracharia para conseguir, deputado Pedro Uczai, pelo menos um pneu meia-vida para colocar nas viaturas da Polícia Militar, para que elas pudessem fazer ronda durante o feriado da Proclamação da República.
Eu vou dizer novamente, porque isso parece brincadeira, deputada Ana Paula Lima: os presidentes de Consegs e o Comandante da Polícia Militar andaram nas borracharias dos bairros pedindo pneus meia-vida para colocarem nas viaturas, para que elas pudessem rodar durante o feriadão da Proclamação da República.
Essa é a situação não colocada pela Oposição, deputado Moacir Sopelsa, essa é a situação colocada pelos presidentes dos conselhos. Em Joinville, os carros da Polícia Militar, deputado Sargento Amauri Soares, estão sem pneus para rodar. Inclusive, deputado Dagomar Carneiro, os presidentes de Consegs estão indo de borracharia em borracharia pedindo pneu meia-vida.
Deputado Cesar Souza Júnior, lá, os presidentes doa Consegs, nas borracharias dos bairros: "Olá, tudo bem? Eu sou presidente do Conseg. E aí como é que está?" "A segurança está uma porcaria, porque nós ligamos para o 190, porque não vem, tal, tal..." "O negócio é o seguinte, amigo: É que a nossa viatura está sem pneu, o sr. tem pneu meia-vida para emprestar, para dar?" "Para quem? Para ti?" "Não, não, para a Polícia Militar rodar durante o final de semana. Para a Polícia Militar fazer rondas nos bairros durante o feriadão." "Por quê?" "Porque os pneus que estão sendo utilizados não dão mais para rodar e não dão mais garantia para o policial."
Volto a dizer: isso foi dito ontem para mim, para o deputado Darci de Matos e para o deputado Nilson Gonçalves. E foi o que eu disse, deputado Sargento Soares, na reunião ontem. Ainda bem que o deputado Darci de Matos e o deputado Nilson Gonçalves estavam lá na reunião. E apesar de o deputado Manoel Mota não estar aqui, daqui a pouco ele já estará no plenário, porque cada vez que digo a realidade que vivemos em Joinville, vem um deputado da Situação, ocupa o microfone e diz: "Deputado, não fale mal de Joinville". Espero não ouvir isso do senhor hoje, deputado Elizeu Mattos, para defender o seu governo.
Eu gostaria que viesse um deputado da Situação aqui e fizesse coro a esse reclamo dos presidentes dos Consegs de Joinville, que estão indo de borracharia em borracharia, deputado Manoel Mota, pedindo pneus meia-vida para colocar nas viaturas, nas poucas viaturas que a Polícia Militar possui.
Essa é a situação da Segurança em Joinville, e temos um secretário da Segurança Pública, deputado desta Casa, que vai lá e diz que está tudo muito bem. Como integrante e como deputado de Joinville, espero que os deputados Darci de Matos, que está aqui presente no plenário e Nilson Gonçalves, possam trazer aqui a verdade do que foi dito ontem. Essa é a verdade: o comandante da Polícia Militar, ex-presidentes dos Consegs estão indo de borracharia em borracharia pedindo pneus meia-vida para as viaturas da Polícia Militar rodarem em Joinville.
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)