Pronunciamento

Kennedy Nunes - 101ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/11/2007
A SRA. PRESIDENTE( Deputada Ana Paula Lima) - O próximo horário pertence ao Partido Progressista, quem fará uso da palavra é o sr. deputado Kennedy Nunes, por até dez minutos. Pronto falta ler
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sra. presidente, srs. deputados, público que nos assiste pela TVAL, que nos acompanha pela Rádio Alesc Digital, catarinenses aqui presentes, venho trazer alguns assuntos. Primeiramente, trago uma pesquisa, sra. presidente, feita no Brasil, levantando o número de filiados dos 27 partidos da nossa federação. Hoje, no Brasil, deputado Silvio Dreveck, temos 27 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral. E o PMDB é o partido com o maior número de filiados, alcançando 2,99 milhões. Em segundo lugar temos o PP, o nosso partido. É o segundo partido do Brasil em número de filiados, ultrapassando 1,280 milhão de filiados. Depois, vem o PSDB, o PT e, por último, dos cinco maiores partidos do Brasil, vem o PDT, do deputado Sargento Amauri Soares. O PDT é o quinto maior partido.
A pesquisa mostra que o PRB foi o partido que mais cresceu neste ano e junto com o P-SOL, o Partido Verde, o PHS e o PTN. E o partido que encolheu foi o PCO, cujo número de filiados caiu.
Nobres pares, como líder do Partido Progressista, ficamos felizes, porque a pesquisa mostra que somos o segundo maior partido desta nação. E aí lembro, deputado Valmir Comin, quando existia um movimento muito grande para subestimar a força do PP neste estado. Havia gente que dizia que o PP não passava de uma Kombi. E estou tentando ver uma Kombi que caiba mais de dois milhões de eleitores ou de filiados, uma Kombi que caiba mais de dois milhões de passageiros, deputado Cesar Souza Júnior. Mas é bastante complicado, porque não existe uma Kombi desse tamanho.
O Sr. Deputado Valmir Comin - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Pois não!
O Sr. Deputado Valmir Comin - Meu líder, deputado Kennedy Nunes, sempre digo que o Partido Progressista é igual à semente de trufa. Fica estagnada, mas no primeiro sol brota igual à flor de primavera. Essa é a grande verdade.
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Pena que o deputado José Natal esteja dando uma entrevista para a televisão. Sinceramente, não entendi os tucanos nesta manhã aqui, não entendi os tucanos. E digo isso porque veio um tucano de linhagem nobre, que é o deputado Nilson Gonçalves, dizer uma frase que acho que é a frase da Eco Power: Eco Power poluição financeira. Só numa quinta-feira de manhã, depois de um bom sono, a pessoa pode chegar a uma frase dessas, pelos gastos que está tendo na divulgação desse evento. Mas enquanto um tucano fala dessa forma, o deputado José Natal vem aqui e faz uma defesa intransigente da Eco Power e dos assuntos tratados ali, dizendo que é claro que tinha que gastar tudo isso, porque, senão, não viria o Prêmio Nobel da Paz ou coisa assim.
Não quero entrar nesse assunto, mas, sinceramente, só gostaria de dizer que fiquei preocupado com os tucanos. Deve ter algum problema no ninho dos tucanos, deve ter algum problema, porque não estão falando a mesma linguagem. Deve ter alguém que está falando o que o outro não quer ouvir.
Deputado José Natal, o PSDB não tem moral alguma para falar da CPMF, porque foi o PSDB que instituiu a CPMF neste Brasil. O PSDB não tem moral nenhuma para criticar o governo, seja lá qual for, e agora o governo do PT, por não estar colocando todo o dinheiro da CPMF na saúde. O que acho um erro, um absurdo. Mas o PSDB, quando instituiu a CPMF neste Brasil, deixou de colocar o que colocava na saúde, porque a idéia da CPMF era criar um imposto para agregar ao que se colocava na saúde, porque o grande problema da saúde desta nação chama-se financiamento. Esse é o grande problema.
O que o governo Fernando Henrique fez? Ele criou o IPMF na época, e o dinheiro que ele colocava na saúde foi tirado. E começou a saúde a ser mantida e financiada apenas por esse imposto. Portanto, nem PSDB nem PT têm moral para falar de CPMF, até porque quando o PSDB era governo o PT falava mal, e agora, que o PT é governo, é o PSDB que fala mal.
Não concordo com essas situações. Tenho uma postura: ou sou contra ou a favor, independentemente se agora sou Oposição ou governo.
Eu esperava que os deputados da base governista de Joinville, deputado Edson Piriquito, os deputados Nilson Gonçalves e Darci de Matos, fizessem uso da tribuna nesta semana para agradecer ao governador a reforma que ele fez no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, no pronto atendimento. Mas estou eu, deputado de Oposição, agradecendo ao governo do estado por ter investido mais de R$ 1 milhão na impermeabilização e readequação do pronto-socorro do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. Sou eu, de Oposição, deputado Silvio Dreveck, porque os de Situação não vieram aqui falar.
Então, essa é uma posição de uma Oposição séria, que quando tem que criticar, critica; que quando tem que falar que as escolas estão sendo fechadas, fala; que quando tem que falar que as crianças do materno-infantil estão sendo alimentadas por marmitas, iguais aos presos, fala; que quando tem que falar que os carros estão com pneu meia vida, emprestado pela borracharia, fala. Mas agora, quando tem que falar e agradecer ao governo do estado por ter investido mais de um milhão de reais no pronto-socorro do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, também fala. Agora, não é como o PSDB, que cria o imposto e quando não é governo fala contra. Não é como o PT, que falou contra o imposto, mas agora que é governo defende.
Deputado José Natal, não entendi v.exas., tucanos, hoje, aqui. Um tucano de uma linhagem real veio aqui e chamou a Eco Power de poluição financeira. E vem v.exa., tucano também, defender a Eco Power. O que está acontecendo entre os tucanos?
O Sr. Deputado José Natal - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Pois não!
O Sr. Deputado José Natal - Com certeza absoluta o deputado Nilson Gonçalves não deve ter acompanhado toda a tramitação da Eco Power e foi, no embalo do que foi colocado pelo deputado Pedro Uczai, na tarde de ontem.
Quero parabenizar v.exa. e também reiterar que o PSDB realmente falhou na questão da CPMF, não tenho dúvida disso. A minha consciência e a de quem é ético neste país, de quem é sério, como do PT, como do PMDB, como de outros partidos, não pode concordar que devemos prorrogar a CPMF por mais alguns anos, sem ela cumprir a sua finalidade, que foi desvirtuada por Fernando Henrique Cardoso, como colocou v.exa. É verdade. Eu concordo. Mas queremos saúde e se queremos saúde, não podemos estar dando dinheiro para o Lula gastar do jeito que está aí.
Hoje pela manhã, os noticiários trouxeram, na questão do PAC, um desvio de dinheiro no estado de São Paulo. Favelização urgente para receber cinco mil reais do dinheiro do PAC, que estão dando para desfavelizar a marginal Tietê.
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Para encerrar, gostaria de dizer que só falta o governo do estado criar muitos empregos públicos nas secretarias regionais, deputado Cesar Souza Júnior. E agora vedar a lei do Simples, gerando desemprego na iniciativa privada? Isso é um absurdo, uma incoerência.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)