Pronunciamento

Kennedy Nunes - 003ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/02/2008
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sra. presidente, venho a este microfone exatamente para dizer que, quando recebemos a minuta, a moção tinha exatamente o teor contrário. Conversei com o deputado Nilson Gonçalves, porque ele também tem a Moção de n. 0007 que trata do mesmo assunto. Até pensei que o deputado Jean Kuhlmann, pela ementa da nossa pauta, estava jogando contra o time da nossa Baía da Babitonga. Mas tomei o cuidado de verificar o teor da moção e pude ver que ali diz exatamente o meu discurso e o dos deputados Nilson Gonçalves e Darci de Matos, que somos da região e estamos preocupados com a implantação dessa reserva que vai ferrar toda a região. Ela vai arrebentar o pequeno pescador, as pessoas que ainda navegam com pequenos barcos. Creio que a moção está expressando muito bem isso, porque a nossa preocupação, inclusive, é que as audiências públicas, sra. presidente, feitas pelo ministério sequer foram anunciadas a ponto de a comunidade perceber e participar.
Então, venho aqui dizer que votarei favorável a essa moção. E pediria ao nobre autor para subscrevê-la para que possamos estar envolvidos nesse assunto. Precisamos ter uma posição clara do ministério para mudar isso, porque senão vai inviabilizar quase 100% do município de São Francisco do Sul. Como diz a própria moção, 99,98% do município de São Francisco do Sul serão inviabilizados, se o processo continuar como está e for implantado esse sistema de conservação na Baía da Babitonga. E isso não vai refletir só em São Francisco do Sul; vai refletir em Itapoá, em Araquari, em Joinville, ou seja, refletirá em todo mundo.
É claro que devemos ter um cuidado muito especial com a Baía da Babitonga, que hoje, infelizmente, é a patente de Joinville. Quando a população de Joinville despeja os seus resíduos, eles caem na Baía da Babitonga. Agora, não é inviabilizando esse processo com esse procedimento que o ministério está querendo fazer.
Voto a favor da Moção n. 0005 do deputado Jean Kuhlmann e peço para subscrevê-la. Assim como também já me antecipo e peço para subscrever a Moção n. 0007 do deputado Nilson Gonçalves, que, ao tratar do mesmo assunto, solicita que seja feita alguma coisa com relação à auto-sustentação da Baía da Babitonga.
Muito obrigado, sra. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)