Pronunciamento

Kennedy Nunes - 040ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/07/2020
DEPUTADO KENNEDY NUNES (Orador) - Demonstra apoio aos donos de centros de educação infantil, que hoje estão fazendo manifestação em Florianópolis, pois estão impedidos de cobrar mensalidade e ao mesmo tempo não podem dispensar funcionários. Assim, eles pedem que o Governo ajude a minimizar esse problema, já que insiste em não retornar às atividades. Ressalta que o problema não é só dos centros de educação infantil, mas também dos pais que precisam deixar os seus filhos com avós, agravando o risco para estas pessoas.
Relata mensagem recebida de um cidadão, queixando-se da falta de leito de UTI no município de Florianópolis, e narra a trajetória de uma vizinha que foi contaminada pela Covid-19, foi atendida prontamente pela ambulância, mas ali permaneceu uma hora e trinta minutos entubada, porque não havia leito de UTI para a mesma. Informa conversa que teve com médicos do Samu, que disseram que um paciente está aguardando em torno de quatro horas, na ambulância, até aparecer leito vago.
Pede atitudes coerentes do Governador, além dos anúncios de proibir o que já estava proibido, e faz apelo pela abertura de novos leitos nos hospitais, criticando também o baixo valor pago pelo estado aos médicos intensivistas.
Registra sua viagem à Brasília, na última semana, para levar denúncias sobre os portos de São Francisco e Laguna, e logo o ministro acionou a Polícia Federal para iniciar as investigações. Cita empresa que opera no Porto de Laguna sem CNPJ, sem registro e outras licenças necessárias.
Deputado Fernando Krelling (Aparteante) - Acrescenta que as dificuldades enfrentadas atualmente pelas escolas privadas impactarão diretamente no ensino público, devido ao alto numero de transferências de alunos para colégios municipais e estaduais. Espera que o Governo faça um gesto de apoio às escolas particulares para que as mesmas consigam se manter.
Deputada Luciane Carminatti (Aparteante) - Conta que recebeu a Associação Nacional das Escolas de Educação Infantil Privadas e propôs dois encaminhamentos, audiência com a Secretaria da Fazenda para discutir questões tributárias e de crédito, e a definição dos protocolos sanitários que os centros de ensino terão que apresentar para voltar ao funcionamento. Registra a gravidade do problema, citando que há a média de uma escola de ensino infantil sendo fechada por dia no Estado de Santa Catarina.
Deputada Marlene Fengler (Aparteante) - Manifesta apoio à manifestação das escolas de ensino infantil e pede ao Governo que ajude o segmento. Sugere que sejam cedidos benefícios fiscais, bem como a criação de um programa de apoio para os centros de ensino, caso contrário muitos fecharão, trazendo mais problemas para o Estado.
Deputado Milton Hobus (Aparteante) - Parabeniza o Deputado pelo pronunciamento e critica a gestão da Saúde no estado de Santa Catarina. [Taquigrafia: Roberto]