Pronunciamento

Kennedy Nunes - 043ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/07/2020
DEPUTADO KENNEDY NUNES (Orador) - Exibe no telão dados de custo por aluno na educação pública e privada. Comenta que, de acordo com o dado apresentado, um aluno no ensino público custa R$14.079,00 por ano, pago pelo Estado usando dinheiro arrecadado de impostos, enquanto um aluno do ensino particular custa R$6.000,00, pago pelos pais.
Comenta que o decreto de situação de emergência paralisou as instituições de ensino, mas os pais que têm filhos matriculados em escolas particulares precisam continuar pagando as mensalidades, resultando no cancelamento de quase 45% das matrículas, e quase 95% destas escolas precisarão recorrer a créditos bancários para bancar seus custos fixos. Acrescenta que dados mostram que uma instituição de ensino infantil particular fecha a cada dia.
Exibe no telão imagens de profissionais de educação tanto público, quanto privado, publicando nas redes sociais que atendem em domicílio para educar e cuidar de crianças. O Deputado demonstra preocupação com a falta de fiscalização da Secretaria da Educação nessas ações clandestinas.
Relembra que o Deputado João Amim elaborou um projeto para discutir um possível retorno às aulas, e foi duramente criticado pelos professores. O Deputado argumenta que os educadores estão sendo beneficiados ao receber salário integral e fazer trabalhos particulares, obviamente não desejarão que as aulas retornem. Também exibe a imagem de um hotel que está anunciando que cuida dos filhos com uma programação de lazer e ensino escolar.
Solicita à Secretaria da Saúde que estude os protocolos de outros países que possibilitaram o retorno às aulas de forma segura e ordenada. Pede para que o Governo do Estado tome uma atitude e organize o setor educacional privado de Santa Catarina.
Deixa claro que não há problema em profissionais da educação receberem para tomar conta de crianças, mas afirma que o Governo, ao decretar o fechamento das escolas, precisa fiscalizar esse tipo de atividade clandestina. Avaliando tais fatos, pede para que a Secretaria da Educação resolva este caso e abra os CIs.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Parabeniza o Deputado pelo tema abordado e comenta que esse tipo de atividade clandestina está acontecendo em diversos setores nesta pandemia. [Taquigrafia: Northon]