Pronunciamento

Kennedy Nunes - 061ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/08/2007
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, público que nos assiste pela TVAL, que nos ouve pela Rádio Alesc Digital, colegas da imprensa. Digo colegas por eu ser também jornalista, apesar de dizerem que a expressão colega, Valter Souza, surgiu nos colégios. Então, só somos colegas quando estudamos juntos, senão iremos para a máxima do PT, e seremos companheiros. Então, aos nobres jornalistas que estão aqui acompanhando, tanto os da Casa, quanto os de fora, meus cumprimentos.
Deputada Odete de Jesus, essa bandeira que v.exa. levanta é muito interessante, e se precisar, tem a nossa bancada para lutar junto com v.exa.
Deputado Nilson Gonçalves, nós, que somos de Joinville, estamos vivendo um momento importante na região, desde que foi anunciada a instalação da Universidade Federal de Santa Catarina que, pelo que parece, vai ser em Joinville, na curva do arroz, onde hoje está o trevo de acesso sul.
Mas uma pessoa que v.exa. conhece, deputado Nilson Gonçalves, o professor Nelson Trigo, professor da Udesc, que já foi diretor daquela instituição, que já foi candidato a reitor da Univille e que também é conhecido do deputado Silvio Dreveck, levanta uma bandeira que eu acho que é extremamente interessante para todos nós, deputados, porque vai ter reflexos em todas as unidades da Udesc em Santa Catarina.
O professor Nelson Trigo fez um levantamento em Joinville sobre as vagas disponíveis através do vestibular, deputado Elizeu Matos, as que estão sendo preenchidas e as que existem por desistência daqueles passam no vestibular e acabam desistindo. É impressionante o resultado desse levantamento no município.
A Udesc oferece ensino público, gratuito e de qualidade. É uma universidade que, paga com o dinheiro dos catarinenses, dá qualificação profissional para os jovens que não têm, muitas vezes, condições de pagar. O levantamento está no site da Udesc, no Centro de Ciências Tecnológicas de Joinville, e também o saldo de vagas do segundo semestre de 2007, ou seja, este semestre, em todos os departamentos. E há uma série de cursos que somam 679 itens de cursos e departamentos que há na Udesc e nas faculdades de Engenharia, tanto Civil, quanto Química e Mecânica. O número de vagas disponíveis, a partir do vestibular, é de 19.914.
Catarinenses e srs. deputados que têm Udesc nas suas regiões, vejam que interessantes esses números: em Joinville temos 19.914 vagas disponíveis, mas estão sendo ocupadas neste semestre 12.612 vagas. Nós temos abertas, em Joinville, somando os vários cursos, 7.302 vagas. É claro que nas diversas matérias. Isso perfaz na Udesc de Joinville quase que 40% da oferta de vagas porque os alunos ou desistem ou trancam.
A proposta do professor e ex-diretor Nelson Trigo é que, por exemplo, o curso que oferece 40 vagas aumente para 50. Aumentando apenas 10 vagas estaríamos, sem aumentar os custos e sem a necessidade de contratação de novos professores, abrindo, já para o próximo semestre, 640 vagas para alunos carentes estudarem no ensino gratuito e público da Udesc.
Volto a dizer, deputado Silvio Dreveck, isso apenas aumentando dez vagas nos cursos que oferecem 40 vagas. Aumentando para 50 no primeiro semestre poderia até ficar um pouco mais complicado para o professor, que no primeiro semestre, ao invés de dar aula para 40, daria aula para 50 alunos. Hoje, temos várias matérias como, por exemplo, Pesquisa Operacional, que deveria haver em sala de aula 40 alunos e só há seis. Logo, há 34 vagas disponíveis.
Então, volto a dizer que, na proposta do professor e ex-diretor Nelson Trigo, é possível o governo aumentar o número de ofertas no vestibular. E nós vamos reduzir essas vagas que estão para ser preenchidas sem custo adicional, seja no investimento ou até na contratação de professores.
É por isso que estou propondo nesta Casa a realização de uma audiência pública com todos os diretores das unidades da Udesc, professores e alunos, para que possamos fazer isso em todos os lugares onde haja a Udesc. Em Joinville, essa prática aumentaria quase que 700 vagas para o próximo semestre, sem precisar construir universidade, contratar professor ou qualquer coisa assim.
É uma proposta inteligente que estou trazendo nesta manhã para a Casa, pedindo o apoio dos nobres deputados para que possamos conversar mais sobre isso.
O Sr. Deputado Silvio Dreveck - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Pois não!
O Sr. Deputado Silvio Dreveck - Nobre deputado Kennedy Nunes, v.exa. trouxe um assunto para este plenário, para esta Assembléia, da maior relevância porque, em primeiro lugar, a Udesc oferece conhecimento a nós, catarinenses, e tem um dos melhores conceitos no Brasil como universidade em vários cursos. Digo isso porque em São Bento do Sul a Udesc tem um campus que começou na nossa gestão e elevou o nível de conhecimento de toda a região norte.
Quero solidarizar-me com v.exa., e estarei junto nesta empreitada para debatermos este assunto tão relevante.
Muito obrigado, deputado!
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Pois não!
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - É só para parabenizá-lo pela iniciativa e ao professor Trigo pelo estudo. E v.exa. pode contar com este deputado também para essa iniciativa.
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Vamos levantar essa bandeira aqui, que tenho certeza de que vai ser de extrema importância para os jovens que não têm condições de pagar a sua universidade. E o melhor de tudo é uma proposta, deputado Manoel Mota, que não precisa de investimento nenhum. Tem custo zero! Somente abrindo vagas, ocupando as vagas que estão abertas e sendo gasto o dinheiro. Por isso que a proposta é inteligente!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)