Pronunciamento

Kennedy Nunes - 095ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/11/2020
DEPUTADO KENNEDY NUNES (Orador) - Tece comentários a respeito das restrições para o enfrentamento da pandemia no Estado de Santa Catarina e, ao mesmo tempo, destaca a posição plural de cada um dos 40 Deputados, o que entende como enriquecedor para o Parlamento catarinense.
Reporta-se à fala dos Deputados que o antecederam, relatando que no início da pandemia permaneceu cinco dias em casa, e no sexto dia retomou suas atividades, mas somente agora sentiu os sintomas da Covid-19 e tomou os cuidados necessários, como o de ficar em casa. Fez o teste, deu positivo, e por ter tomado os devidos cuidados está bem, mas está aguardando o décimo dia para fazer o próximo exame, que será na próxima semana.
Após expor os cuidados tomados, menciona que essa é a consciência que cada um deve ter. Considera uma ditadura a questão 'mão de ferro', e cita que o lockdown não deu certo em lugar nenhum. Ao mesmo tempo, faz indagações sobre as aglomerações que ocorreram durante as eleições de 15 de novembro de 2020, fazendo contraponto com algumas situações que se vivenciou em Joinville, como a proibição por parte do Prefeito Udo Döhler de duas pessoas da mesma família irem ao shopping, indagando porque não se fala na baixa taxa de mortalidade. Portanto, diz que proibir tudo novamente é uma atitude errônea, mas concorda que se faça campanha de conscientização.
Deputado Doutor Vicente Caropreso (Aparteante) - Menciona que entende a eloquência sobre consciência, citada pelo Deputado. Diz que algo tem que ser feito, pois as UTIs estão lotadas, e as festas ocorrendo durante toda a noite.
Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Faz referência à questão 'mão de ferro', explicando que usou como forma de se expressar, porque percebe a necessidade de uma fiscalização mais enérgica, e afirma que isso está longe de ser ditadura.
Deputado Sargento Lima - Pede a palavra, pela ordem.
DEPUTADO MAURO DE NADAL (Presidente) - Concede a palavra ao Deputado Sargento Lima.
DEPUTADO SARGENTO LIMA - Colabora com a fala dos Deputados, acrescentando que o exemplo é que convence as pessoas e as contagia do sentimento coletivo. Ressalta que o lockdown é um curto período de tempo para preparação de medidas necessárias, ele não é um remédio. Considera que este Governo não deu um bom exemplo. [Taquígrafa: Sílvia]