Pronunciamento

Julio Garcia - 036ª SESSÃO ORDINARIA

Em 23/05/2001
O SR. DEPUTADO JÚLIO GARCIA - Sr. Presidente, novamente o PFL entra com a solução. O horário destinado ao nosso Partido será usado pelo Deputado Joares Ponticelli.
O SR. PRESIDENTE (Deputado Ivo Konell) - Usará a palavra dentro do horário reservado ao PFL, conforme acordo, o Sr. Deputado Joares Ponticelli, por até sete minutos.
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero agradecer o gesto de grande elegância demonstrado pelo nosso Companheiro de Coligação, Líder da Bancada do PFL, Deputado Júlio Garcia.
Ontem fui acusado nesta tribuna de estar, Deputado Nelson Goetten, somente falando de Blumenau, da administração do PT de Blumenau, como dizia a Líder, Deputada Ideli Salvatti, que o PT continua sendo referência, continua sendo um exemplo.
Eu quero continuar mostrando para Santa Catarina que o discurso do PT é diferente da prática em Blumenau, Chapecó, Criciúma, e em São Paulo.
Senão vejamos: o Jornal A Notícia de ontem, na página 19, apresentou a seguinte notícia. "PT, condenado a repor danos. Partido não vai recorrer da decisão em Criciúma." E que decisão é essa, Deputado Nelson Goetten?
O PT de Criciúma, que é de um Partido que preza tanto pela ética, pela verdade, pela moralidade usou o nome de laranjas para fazer a sua prestação de contas. Ou seja, o PT não estava conseguindo justificar na prestação de contas da campanha a origem do dinheiro e, coincidentemente, pegou uma relação dos inquilinos da imobiliária do irmão do Prefeito e usou - disseram que confundiram - a relação de inquilinos para colocá-los como doador de campanha. E apareceu, Deputado João Henrique Blasi, até o nome de um correligionário e colaborador do então candidato Eduardo Moreira como doador da PT na campanha em Criciúma.
Pasmem, Deputado Narcizo Parisotto! Agora a Justiça condenou o PT a veicular nos jornais inscritos, nas rádios de Criciúma, durante 7 dias, uma mensagem dizendo que aquelas pessoas não foram doadoras. Portanto, fica aí a dúvida da origem do dinheiro.
O Jornal Diário Catarinense também na página 2 de hoje trás a seguinte manchete. "Justiça do Sul condena o PT a indenizar ‘laranja’." E olha que foram muitos nomes, Deputado Nelson Goetten.
Então, o problema não é só em Blumenau, o problema está ocorrendo em Criciúma, onde eles não conseguiram sequer explicar a origem do dinheiro na prestação de contas da campanha.
Agora, vamos para uma referência nacional, uma referência maior, onde o PT fez discursos históricos e homéricos, tão carregados no caso de São Paulo, e, hoje, o jornal A folha de São Paulo estampa a seguinte manchete.
"Marta sofre cerco da Oposição e da Justiça".
E estive lendo a matéria e não dá para conceber que esse Partido que preza tanto pela ética e pela moralidade, em tão pouco tempo, já começa a mostrar a sua verdadeira face.
Olha as acusações, Deputado. Aliás, em decisões da Justiça.
Vou ler um trechinho só.
"O Bloco de Vereadores que apoiam a Prefeita Marta Suplicy do PT foi atropelado ontem por críticas à limpeza da cidade, ao aumento da tarifa de ônibus, que chegou a dar sinais de rachaduras.
Ontem, liminar concedida pelo Juiz da 13° Vara Pública, Olavo de Sá Pereira, suspendeu o aumento de 40% dado pela Prefeita aos seus Secretários. Ela deu um aumento, Deputado Lício Silveira, somente para os Secretários. O PT fazendo isto! O PT, que tem se colocado como defensor intransigente dos funcionários em São Paulo, concedeu um reajuste somente para os Secretários. E a Justiça correta deste País suspendeu, ontem, o aumento dado aos Secretários.
Mas tem mais, Deputado Lício Silveira. "Juiz pede explicações sobre o aumento dado, porque a Prefeita atendeu exatamente o que os empresários do setor pediam." Mandou fazer estudos, discutiu, chegaram a um valor. Os empresários pediram 1,40 na tarifa, que era de 1,15, e ela concedeu exatamente como queriam.
Mas tem mais: ela precisa explicar também sobre as empresas contratadas para a limpeza pública, que só limpam o equivalente a 36% do que deveriam.
E aí diz a matéria: a Wega que foi a principal doadora de recursos da campanha de Marta Suplicy para Prefeitura, só cumpre 16.2% do que deveria, Deputado Nelson Goetten.
Ontem novamente na Câmara, se discutiu a questão da CPI. E o PT continua insistindo que não pode fazer a CPI agora, que não pode abrir a CPI, que têm muitas CPIs na fila.
Mas ainda tem mais: também de um jornal de Blumenau tem um editorial com o título "A Máscara do PT está caindo."
O Sr. Deputado Volnei Morastoni (Intervindo) - Que jornal é este, Deputado?
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - É o Jornal da Noite, edição do dia 18 de maio.
O Sr. Deputado Volnei Morastoni (Intervindo) - Esse é famoso! É conhecido!
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - O Diário Catarinense também, Deputado? Qual é o problema do Diário Catarinense? Qual é o problema do Jornal A Notícia, Deputado?
O Sr. Deputado Volnei Morastoni (Intervindo) - Pode falar, não tem nenhum problema! Nós queremos transparência, defendemos a transparência.
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - E a Folha de S. Paulo, Deputado?
O Sr. Deputado Volnei Morastoni (Intervindo) - Por isso defendemos o exemplo do PT de Criciúma, porque quando a Prefeitura errou teve a dignidade de reconhecer!
O SR. PRESIDENTE (Deputado Ivo Konell)(Faz soar a campainha) - Nobre Deputado, a palavra está com o Deputado Joares Ponticelli.
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Sr. Presidente e Srs. Deputado, que bom que as nossas sessões agora são transmitidas ao vivo e as pessoas que estão assistindo perceberam que insisti no aparte ao Deputado Volnei Morastoni, que não me concedeu, e o Deputado Júlio Garcia, gentilmente, cedeu-me o espaço do PFL. E agora o Deputado Volnei Morastoni não me solicitou aparte e invade o meu horário.
O Sr. Deputado Volnei Morastoni (Intervindo) - Então solicito educadamente um aparte a V.Exa. agora.
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Quero dizer, Deputado Volnei Morastoni, que estou há uma semana dizendo que V.Exa. precisa se acalmar, que fique mais tranqüilo, mais sereno!
Estou estranhando esta reação de V.Exa., que não pode me ver na tribuna. Basta eu ocupar a tribuna e V.Exa. começa a me agredir, começa a invadir o meu horário! Deputado Volnei Morastini, V.Exa. também precisa me conceder aparte quando peço. Quero dizer que V.Exa. precisa voltar ao comportamento de outrora.
(Falas paralelas)
Àquele comportamento dos tempos que o PT não era poder e V.Exa. se portava de outra maneira.
O Sr. Deputado Volnei Morastoni (Intervindo) - Já concedo aparte a V.Exa. em todos os meus pronunciamentos doravante.
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)