Pronunciamento

José Milton Scheffer - 111ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/11/2018
DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER (Orador) - Menciona a visita que fez à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina, Ocesc, que representa todo o conjunto do cooperativismo catarinense. São 253 cooperativas que fazem a diferença não somente no desenvolvimento econômico do estado, mas principalmente na vida das pessoas.
Ressalta que o estado de Santa Catarina é o que melhor executa um sistema econômico baseado no associativismo, na participação das pessoas, com um número de associados em torno de dois milhões e meio. Isso indica a cooperativa agropecuária como sendo o berço do cooperativismo, fazendo com que hoje a agricultura familiar possa competir com grandes conglomerados. Sendo o caso como o da Cooperativa Aurora, com a proteína animal, ou a do arroz, aqui no litoral, que fez com que o valor comercial deste alimento acusasse um bom aumento.
Salienta que um cooperativismo com ética faz do sistema de crédito um sucesso, que engloba um grande número de associados, em diversos segmentos, o tornando mais aberto, mais barato e participativo, com divisão de lucros no final no período.
Cita também as cooperativas de infraestrutura, de energia elétrica que mostram uma diferença quanto ao atendimento de um associado, quando este precisa de um serviço e recorre à cooperativa, e quando um cliente recorre à Celesc. Dessa forma é possível ver realmente o que é o cooperativismo.
Enfatiza que mais de 1/3 dos catarinenses são sócios de alguma cooperativa, e isso tem feito a diferença na economia do estado. Como a Ocesc e a Fecoagro que têm um pool de cooperativas.
Acrescenta que o Brasil e Santa Catarina podem ganhar muito se criarem uma política de apoio e incentivo ao cooperativismo, aproveitar a que valoriza o trabalho e o social. Neste momento de transição por qual passa o país e o estado de Santa Catarina, em nome da Frente de Apoio ao Cooperativismo da Assembleia Legislativa, chama a atenção das equipes que estão trabalhando nesse projeto para que olhem as cooperativas.

Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Manifesta-se falando que as cooperativas têm uma visão social, não somente de lucro, uma visão de suas responsabilidades para com a comunidade. Cita o exemplo de uma família, de um município do interior, com um familiar necessitando de cirurgia urgente e que não conseguiu fazer pelo sistema público. Haviam recorrido a bancos particulares não tendo êxito, e quando procuraram os bancos de créditos das cooperativas foram atendidos com o financiamento. [Taquígrafa: Eliana]