Pronunciamento

José Milton Scheffer - 011ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/03/2018
DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER (Orador) - Lamenta a repetição da operação midiática Carne Fraca, que mais uma vez repercute negativamente nos frigoríficos brasileiros. Afirma que o prejuízo para Santa Catarina será muito grande, tanto para os empresários quanto aos trabalhadores. Declara que a fiscalização federal do Ministério da Agricultura tem o dever de acompanhar o processo de produção, mas parece que transferiram esta missão para a Polícia Federal, não medindo as consequências para a cadeia produtiva da carne.
Também fala sobre o problema tributário que está afetando os produtores catarinenses de palmeira real, pois outros estados concorrem com o segmento, tendo em vista o processo extrativista e o incentivo que recebem, inviabilizando assim a comercialização do palmito que é produzido no estado.
Argumenta sobre a falta de planejamento do governo federal quanto às supersafras e à questão tributária, que não contribuem com o crescimento da agricultura nacional. Neste sentido, traz o problema do arroz que está sendo importado de alguns países do Mercosul, prejudicando o produtor catarinense. Cobra providências para proteger a agricultura brasileira, pedindo o apoio dos seus Pares ao pleito.

Deputado Dirceu Dresch (Aparteante) - Parabeniza o deputado por seu pronunciamento, concordando que a repercussão dessas operações midiáticas tem sido negativa para a economia do estado, prejudicando empresas que trabalham com responsabilidade, visando à qualidade do produto, bem como àqueles que delas dependem para sustentar suas famílias. Concorda que é preciso responsabilizar àqueles que vêm destruindo a reputação da indústria da carne.

Deputado Natalino Lázare (Aparteante) - Cumprimenta o deputado pela relevância do assunto discutido. Também fala da importância de levar a Brasília a preocupação em salvar o produtor que age corretamente, bem como os trabalhadores deste segmento, deixando claro que os casos de corrupção devem ser apurados. Ressalta a importância de somar forças neste momento, pela gravidade da situação que compromete um grande segmento da economia catarinense e nacional. [Taquígrafa: Sara]