Pronunciamento

José Milton Scheffer - 034ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/04/2018
DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER (Orador) - Discorre sobre a 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida - SP, que culminou na mensagem oficial dos bispos para as eleições de 2018, e pede que a sociedade brasileira faça uma reflexão a respeito dos representantes políticos.
Destaca alguns itens, como por exemplo: a ética e a legalidade, o combate à corrupção, a carência de políticas públicas consistentes que favorecem o aumento do desemprego e da violência no campo e na cidade; discursos e atos de violência, intolerâncias e ódio tanto nas redes sociais como nas manifestações públicas revelam uma polarização e radicalização que produzem atitudes antidemocráticas; evitar reformas que atentam à vida dos mais pobres; e honrar o exercício da política e reprovar os que se deixam corromper pelo poder político e econômico. Também, aponta a questão dos fake news no período eleitoral, que causa prejuízos à democracia.
Ao elencar os itens, solicita aos parlamentares e à sociedade catarinense e brasileira, que tomem conhecimento da mensagem na íntegra. Também, comenta mensagem em que o Papa Francisco pede a dirigentes políticos que vivam com paixão o seu serviço aos povos, entre outros parágrafos primordiais.

Deputado Kennedy Nunes (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo tema abordado.

Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Cumprimenta e comunga a fala do deputado. [Taquígrafa: Sílvia]