Pronunciamento

José Milton Scheffer - 029ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/04/2019
DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER (Orador) - Agradece a todos os parlamentares pelo apoio e pela demonstração de visão e sensibilidade que deram na última votação, derrubando o veto do governador e aprovando o projeto desta Casa que destina recursos para os hospitais filantrópicos, num ato de reconhecimento da importância desse sistema para a saúde dos catarinenses. Comenta que recebeu, através da Frente Parlamentar e da Comissão de Saúde, inúmeras manifestações de hospitais com uma grande expectativa. Demonstra certeza que o governador Carlos Moisés e o secretário da Saúde, dr. Helton, compreendem que o projeto vai ao encontro do interesse do planejamento do governo do estado, levando em consideração a meritocracia dentro do sistema filantrópico e desejando que o mesmo esteja financeiramente equilibrado para bem atender os catarinenses.
Parabeniza e faz um reconhecimento ao sistema, repercutindo que a Osesc divulgou balanço com os números do cooperativismo catarinense. Explica que é um sistema que dá certo porque é um movimento moderno baseado em princípios e valores, que se fortalece com a união de pessoas, beneficiando seus sócios social e economicamente, adotando uma gestão democrática, pois cada sócio tem direito a um voto, não importando o seu tamanho. Ressalta que o cooperativismo é uma alavanca para o desenvolvimento local e regional.
Neste sentido, em nome da Frencoop, repercute os números apresentados no balanço da Ocesc, demonstrando que o cooperativismo tem grande importância no desenvolvimento econômico, mas acima de tudo na divisão da riqueza do estado. Relata que são 258 cooperativas filiadas ao sistema Ocesc, com um número crescente de novos sócios a cada ano, fazendo de Santa Catarina o estado mais cooperativista do Brasil. Destaca que as cooperativas geram 65 mil empregos diretos no estado, e um dos seus principais ramos, dos 14 existentes, é o agropecuário. Também cita outros ramos das cooperativas, como saúde, energia, consumo, habitação, transporte, entre outros. Acrescenta que o sistema está regulado, no Brasil, pela OCB, e traz grandes dividendos para a sociedade, pois é a forma do pequeno se tornar grande e competir até no mercado internacional.
Registra o aniversário da Cooperativa Aurora, que completou 50 anos de fundação, com mais de 100 mil famílias associadas em 300 municípios no país, um motivo de orgulho para Santa Catarina e exemplo para o Brasil e para o mundo de cooperação e intercooperação, pois tem um modelo de gestão e de produção que valoriza os pequenos, gerando oportunidades e colaborando para que o estado tenha uma das economias mais diversificadas do país. Em nome da Frencoop, faz uma homenagem especial à Cooperativa Aurora, aos seus fundadores e aos seus associados. [Taquígrafa: Sara]