Pronunciamento

José Milton Scheffer - 059ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/06/2018
DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER (Orador) - Registra a necessidade de no atual momento o estado rever alguns princípios, especialmente sua forma de atuação em alguns setores. Informa que existem muitas secretarias que há anos não realizam concursos públicos e também não recebem novos funcionários. Cita a Secretaria da Agricultura, que conta com apenas nove servidores efetivos. Destaca que em Santa Catarina a agricultura é exemplo, é o quinto produtor de alimentos do Brasil. Aponta que graças à pujança, capacidade técnica dos agricultores e a melhor empresa de pesquisa agropecuária estadual do país - a Epagri - o estado produz conhecimento e tecnologia, leva ao homem do campo informação necessária para produzir mais, e todos os anos aumenta a produtividade do agricultor.
Lembra que há anos infelizmente as empresas vinculadas a secretaria, como a Ceasa, a Cidasc e Apagri não tem o merecido reconhecimento do governo estadual. Apela ao governador Eduardo Pinho Moreira e à Secretaria da Fazenda, que atenda a reivindicação dos trabalhadores, e assine o acordo coletivo, que prevê a reposição de 1,69%. Alega que o que estão pedindo é muito pouco, com relação a outras carreiras do estado, e não é aumento salarial, e sim recompor as perdas. Justifica que será uma forma de reconhecer o talento, competência e dedicação que todos realizam com a agricultura catarinense.
Solicita também que o governo estadual suspenda o lançamento do edital de concorrência pública das Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina, acrescentando que existe temor dos agricultores em serem desalojados, e que tenham que ceder o espaço para produtores intermediários e atravessadores, inclusive de outros estados. Pondera que a medida também ameaçará a agricultura familiar.
Conclui salientando que é preciso valorizar os técnicos que orientam os pequenos produtores rurais e lamenta não haver sensibilidade para atendimento do pleito dos mesmos.

Deputado Natalino Lázare (Aparteante) - Parabeniza o deputado José Milton Scheffer, pelo tema do pronunciamento, se solidarizando e apoiando a causa. [Taquígrafa: Ana Maria]