Pronunciamento

JOAO AMIN - 115ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/12/2018
DEPUTADO JOÃO AMIN (Orador) - Tece comentários sobre a mobilidade urbana em Santa Catarina, referindo-se ao contorno viário da Grande Florianópolis, assunto abordado na mídia há algum tempo, e agora surpreendentemente é destaque nos meios de comunicação, enfocando a paralisação daquele empreendimento elaborado pela empresa Salini Impregilo. Enfatiza que a interrupção traz grande preocupação, já que a obra seria concluída em 2012, e agora com prazo de entrega para 2021, representando péssima notícia para o estado catarinense.
Ainda sobre o assunto, informa que foram expedidos ofícios aos representantes da ANTT e da Autopista Litoral Sul - Arteris, em data anterior, para uma reunião com integrantes da bancada federal e também um encontro promovido pela comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbana programada para o dia 5 de dezembro, às 11h. Entretanto, foi desmarcado, porque o diretor-geral da ANTT, sr. Mário Rodrigues, anunciou sua vinda a Santa Catarina para pronunciar sobre o referido assunto, mas no decorrer de tais procedimentos, as obras foram retomadas no dia 3 de dezembro.
Na sequência, posiciona-se firmemente à cobrança dos responsáveis do empreendimento, conforme calendário elaborado anteriormente, há atraso de pelo menos nove anos, e reforça a necessidade de acelerar tal investimento, beneficiando 20% do tráfego da Grande Florianópolis entre Palhoça e Biguaçu, além de delinear o trânsito local. No que diz respeito à cobrança de pedágio, posiciona-se contrário, sugerindo a criação de um grupo paritário para acompanhar obra, além do apoio da Fiesc.
Ainda sobre mobilidade urbana, informa que a Suderf - Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis pretendia integrar o transporte coletivo da Grande Florianópolis, todavia até a presente data o governo do estado não consolidou a junção, alegando que Florianópolis não faz parte da conexão, e defende a imediata junção, favorecendo o trânsito urbano. [Taquígrafa: Elzamar]