Pronunciamento

JOAO AMIN - 111ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/11/2019
DEPUTADO JOÃO AMIN (Orador) - Parabeniza o Poder Executivo do Estado, representado pelo governador Carlos Moisés e o secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvêa, pois foi sancionada, na semana anterior, a lei que normatiza a produção e a comercialização do queijo artesanal de leite cru.
Conta que, na ultima legislatura, teve a oportunidade de aprender muito sobre esse tipo de queijo, suas peculiaridades, maneira como se produz e características regionais. Relata que a falta de legislação prejudicou muitas famílias produtoras, que, muitas vezes, tiveram seus produtos apreendidos e incinerados. Exibe vídeo que expõe o cotidiano de uma família natural de Nova Veneza, representando milhares de produtores do queijo artesanal de leite cru.
Finda, agradecendo a todos os envolvidos na regulamentação da atividade, mencionando as universidades e o movimento Slow Food. Enaltece a qualidade dos alimentos produzidos em Santa Catarina, dizendo que podem concorrer nos mercados mais competitivos do mundo.

Deputado Milton Hobus (Aparteante) - Parabeniza o deputado e fala do impacto que causará esta lei, beneficiando muitas famílias no estado de Santa Catarina.

Deputado Moacir Sopelsa (Aparteante) - Parabeniza o deputado e menciona a importância da fiscalização para garantir a segurança do queijo que será comercializado.

Deputada Luciane Carminatti (Aparteante) - Congratula o deputado, que apesar de ser natural de Florianópolis, tem demonstrado preocupação com as famílias residentes do interior do estado. Expõe a necessidade de alguns ajustes para incentivar a produção de queijo artesanal.

Deputado Luiz Fernando Vampiro (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela conquista e enaltece a qualidade do vídeo apresentado. [Taquigrafia: Roberto]