Pronunciamento

JOAO AMIN - 019ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/03/2021
DEPUTADO JOÃO AMIN (Orador) - Lamenta a atual situação de Santa Catarina, comentando que, quando chega na casa de 9 mil óbitos por Covid-19, e 100 óbitos por dia, não se pode mais tratar esses números com frieza e achar algo normal.
Tece críticas ao lockdown estabelecido nos finais de semana, e enfatiza críticas aos 22 municípios que decretaram lockdown nos finais de semana apenas entre as 18h e 6h. Agradece aos prefeitos que perceberam o erro e reverteram a situação. Parabeniza em especial o Prefeito de Criciúma, que prorrogou para novembro os impostos dos proprietários de bares, hotéis e restaurantes, e o prefeito de Blumenau, que anunciou uma bonificação financeira aos profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia.
Comenta que em março de 2021 o Estado de Santa Catarina entrou em colapso, e tece críticas ao Secretário da Fazenda Estadual e ao Governador Carlos Moisés pelas palavras ditas nas entrevistas na presente semana. Enfatiza que a imprensa não pode suavizar, não pode achar normal o Governador afirmar que Santa Catarina é um Estado exemplo na condução da pandemia.
Com relação aos decretos, questiona algumas incoerências, dando como exemplo as determinações nos ambientes escolares e nos ambientes de lazer, citando as praias como exemplo.
Comunica que votará favorável à moção do Deputado Sargento Lima, apoiando as manifestações favoráveis aos empreendedores que querem trabalhar. [Taquigrafia: Northon]