Pronunciamento

JOAO AMIN - 078ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/09/2019
DEPUTADO JOÃO AMIN (Orador) - Inicia lamentando o reajuste de 5% a 10% em diversos produtos à disposição do consumidor, devido ao aumento de impostos em Santa Catarina.
Registra depoimento do presidente da Abrasel, Raphael Dabdab: "a medida do governo é equivocada, pois o aumento da carga tributária acaba elevando o custo de vida e agravando a desigualdade social. O impacto sobre os itens da cesta básica, como derivados de leite e misturas utilizadas em pães, massas e biscoitos, por exemplo, será sentido principalmente pelas camadas menos favorecidas, aumentando a desigualdade social". Relata também a fala da jornalista Estela Benetti, informando que ficarão mais caras as carnes de frango, suínos, peixes, derivados de carnes, leites especiais, queijos, pães especiais e erva mate com mistura.
Questiona se o eleitor catarinense esperava as atitudes que estão sendo tomadas pelo governo quando foi às urnas validar seu voto, e julga equivocadas as ações do governador ao retirar os incentivos fiscais para o uso de agrotóxicos, prejudicando o agricultor e, posteriormente, aumentar os impostos em produtos essenciais à população.
Conclui, refletindo sobre o que os deputados podem fazer para sensibilizar o governador Carlos Moisés, que se demonstra teimoso e cego para determinadas situações. [Taquigrafia: Roberto]