Pronunciamento

JOAO AMIN - 110ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/11/2018
DEPUTADO JOÃO AMIN (Orador) - Referencia João David Ferreira Lima, cidadão tubaronense, considerado um homem de visão futura e ideias avançadas, qualidades que lhe proporcionou escrever o livro intitulado UFSC: sonho e realidade, lançado no ano 2.000, com o intuito de implantar a instituição em Florianópolis. Comenta as negociações com o governo federal, culminando com a assinatura do ato da criação pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1960, e instalação efetivada dois anos depois.
No segundo momento, cita suas qualidades num breve relato de sua louvável atuação como reitor voltado ao ensino e à cultura, enaltecendo a capital do estado e seus habitantes. Entretanto, o presidente da comissão Memória e Verdades da UFSC, apresentou um relatório ao Conselho Universitário, propondo o cancelamento do nome do Campus dado ao Professor João David Ferreira Lima, sob o argumento de que o fundador, responsável pela instalação da UFSC, apoiou o regime militar.
Além da referida agressão à moral do criador da UFSC, oriunda internamente no estabelecimento de ensino, repercute a notícia divulgada na coluna do jornalista Moacir Pereira em relação à declaração da professora da Universidade Federal, Marita Balbi, ratificando apoio para substituir o nome do campus professor João David Ferreira Lima sob o sórdido argumento de que o fundador responsável pela instalação e projeção da UFSC apoiou o regime militar, além de receber o embaixador dos Estados Unidos, Lincoln Gordoni.
Seguindo ainda, afirma que todos os catarinenses conhecem a vida proba do cidadão João David Ferreira Lima, reitor de saudosa memória, enobrecendo a capital catarinense, além de ressaltar que a Casa Legislativa não pode se calar com tamanho absurdo, agredindo a honra do referido professor que sempre lutou por Santa Catarina, pelo ensino superior e pela Universidade Federal.
Encerra, informando que protocolou, na presente data, uma moção de contrariedade, propondo o cancelamento do nome Campus Professor João David Ferreira Lima, e espera que seja aprovada, posto que ofende e agride os catarinenses. [Taquígrafa: Elzamar]