Pronunciamento

JOAO AMIN - 026ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/05/2020
DEPUTADO JOÃO AMIN (Orador) - Fala da sua intenção de conversar com o Secretário da Educação sobre o seu projeto de retomada das aulas no Estado. Afirma que a continuar a situação, a escola privada vai quebrar e a pública vai entrar em colapso, porque não terá vaga para todos.
Diz que o projeto não obrigava ninguém a colocar o filho na escola, mas dava oportunidade àquelas famílias que optassem pelo retorno, de maneira gradativa, segura, e estabelecendo um calendário. Lembra, ainda que em Santa Catarina 172 municípios têm Covid-19, e 123 não têm, questiona o porquê da mesma regra de restrições para todos.
Diz que ligou ao Secretário da Educação, mas não foi atendido, e reforça que já são 65 dias de pandemia, e ontem foi a primeira vez o viu em uma live com o Governador.
Lembra que outros Estados já possuem um planejamento de retomada da educação, e que Santa Catarina não trata a mesma como essencial. Fala das críticas recebidas sobre o seu projeto e reforça que, por não terem lido, distorceram o mesmo.
Afirma que algumas crianças dependem da merenda escolar para manter sua saúde, e ainda traz dados sobre os abusos infantis no país, mostrando-se preocupado com as estatísticas apresentadas.
Comenta estar muito chateado com o que está acontecendo, e pelo misto de sentimos diz que retirará o Projeto e que aguardará um tempo para isso, mas continuará cobrando do Governo do Estado. [Taquigrafia: Guilherme]