Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 001ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/02/2020
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Relata situações inusitadas ocorridas em data anterior, quando aconteceu a leitura da mensagem anual do Governador. Cita que foi educadamente xingado de deputado fascista, atitudes que o fazem ter certeza de que está no caminho certo. Também foram lamentáveis as vaias recebidas pelo Governador Carlos Moisés e ao Presidente da Casa, deputado Julio Garcia. Diz que apoia a Reforma da Previdência que foi encaminhada à Assembleia Legislativa, destacando que o governador não foi vaiado exatamente por estar propondo a reforma, mas sim por atitudes que deixou de tomar no decorrer de 2019. Cita que não adianta o governo querer cortar privilégios e morar num palácio, fazer festas, andar de helicóptero, somar dois salários, comprar 83 carros de luxo para secretarias, e aumentar os salários dos procuradores, o que não era prioridade no momento. Salienta que o governo perdeu a liderança nas ruas e está perdendo também na Alesc.
Registra que teve o prazer de receber Delegados da Polícia Civil e outros servidores, que concordam com a importância da reforma. Mas diz que não concorda com a atitude dos sindicatos de algumas categorias, que pedem arquivamento do Projeto da Reforma com tumultos, e só pedem reajuste salarial. Cita que existe um déficit previdenciário de quase R$ 4 bilhões no estado, e é necessário tratar o orçamento estadual de forma séria, ouvindo as classes envolvidas, com responsabilidade e coerência dos representantes das categorias.
Encerra, parabenizando o Presidente da Casa, deputado Julio Garcia, que respeitou todas as categorias, mas repudia o comportamento de muitos servidores, reafirmando que debater a Reforma da Previdência não é ser contra classe alguma, mas sim ter respeito com o dinheiro público. [Taquígrafa: Ana Maria]