Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 032ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/04/2021
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Enfatiza que a Assembleia é a Casa do Povo e tudo tem que ser deliberado de forma democrática, sobretudo aqui no Plenário. Entretanto, tem acompanhado como é difícil os seus projetos virem para votação, em Plenário, e não sabe se é somente por divergência política, divergência pessoal ou falta de vontade.
Sente-se muito indignado, porque foi feito pedido de diligência de um requerimento de audiência pública, de sua autoria. Diz que se colocou à disposição da Governadora para contribuir, e acreditou que uma das primeiras coisas que ela faria, seria instituir o tratamento precoce em Santa Catarina, mas nada fez nesse sentido. Assim sendo, encaminhou um requerimento para a Casa, na Comissão de Saúde, para uma audiência pública, onde pudesse trazer médicos de Rancho Queimado, de Chapecó, infectologistas que defendem o tratamento. Porém, afirma que o Deputado Caropreso pediu diligência do requerimento de audiência pública.
Cita a Deputada Paulinha, que está segurando três projetos seus, e lá fora tem gente interessada neles, como o PL que propõe escolas profissionalizantes como serviços essenciais; o que propõe a proibição de linguagem binária em instituições do Estado; e a PEC do Despejo, que determina que o Governador afastado tenha que sair da Casa Oficial. Pede que deixem que a Casa decida, e que ele tenha a oportunidade de defender os seus projetos aqui no Plenário.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Pergunta ao Presidente Mauro de Nadal se existe a possibilidade de fazer um encaminhamento, em nome do bloco PL, PSL, para que os gabinetes dos Deputados cumprissem o prazo regimental para liberar esses projetos, pois atrapalha a vida profissional dos Deputados. E também solicita que seja perguntado à assessoria da Casa se existe diligenciamento para um pedido de audiência pública. E, se não houver embasamento dentro do Regimento da Casa, que fosse suspenso esse pedido de diligenciamento. Coloca que se sentem impedidos de fazerem o seu trabalho, e isso causa transtorno administrativo e gastos para o Estado. [Taquígrafa: Eliana]