Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 017ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 13/08/2020
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Comenta sobre a Indicação que fez ao Governador, e lembra que o mesmo foi eleito por muitas classes, inclusive os bombeiros, que depositaram a sua confiança para a solução de muitos problemas.
Lembra que desde 2016 os Bombeiros Militares desejam que a lei seja cumprida, e cita a Lei n° 16.773 de 30 de novembro de 2015, que trata da escala de trabalho dos mesmos.
Reforça que, após 4 anos da aprovação desta lei, a escala de trabalho dos bombeiros continua a mesma, e o Estado não consegue cumprir as normas.
Afirma que a classe de bombeiros está decepcionada, pois estão trabalhando a mais por 4 anos, e chama de descaso o que está ocorrendo com estes profissionais. Reforça que entrará com uma denúncia no Ministério Público pelo não cumprimento a Lei.
Deputado Coronel Mocellin (Aparteante) - Explica que a própria lei diz que esta escala não vale para o Corpo de Bombeiros Militar. Concorda com o Deputado, pois o Corpo de Bombeiros Militar é a única entidade de Segurança Pública que está na escala de 24x48, diferente das demais. Entretanto, na época, se fosse mudar, teriam que fechar 40 cidades, porque havia 68 cidades com apenas dois bombeiros por dia de serviço. Acredita que, no momento, o problema de efetivo está resolvido, e talvez seja possível mudar a escala, e neste aspecto está trabalhando junto ao Governo. [Taquigrafia: Guilherme]