Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 048ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/08/2020
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Entende que a hidroxicloroquina precisa ser despolitizada, e apresenta um vídeo do infectologista Doutor Átila Iamarino, lançado em março, onde ele afirma que se as pessoas não ficassem em casa, com medidas restritivas, teríamos, até final de agosto, um milhão de mortes. Faz uma atualização dos dados e diz que, hoje, cinco meses depois do vídeo, temos 96 mil mortes no Brasil.
Acredita que somente no futuro será possível avaliar os erros e acertos na pandemia. Não desmerece a importância do álcool gel, máscara e distanciamento, mas observa que algumas pessoas, mesmo com todos os cuidados, ainda se contaminam. Dessa forma, sente indignação, pois existe um medicamento para tratamento precoce e muitas mortes poderiam ter sido evitadas.
Afirma que está cada vez mais difícil sustentar que a medicação não é eficiente. Exemplifica que a doutora Stella Immanuel, na África, curou 350 pacientes, inclusive do grupo de risco, com hidroxicloroquina, mas está sendo censurada nas redes sociais.
Acrescenta outro vídeo que mostra um grupo de médicos, no Brasil, que defende o uso da cloroquina. Pelo que foi apresentado, destaca que é barato, seguro e eficaz.
Defende que se exija do médico o tratamento de forma precoce, pois tem muitas pessoas com bons relatos em relação ao uso do medicamento. Afirma que está tomando o medicamento, mesmo não estando com a Covid, por uma questão de profilaxia. [Taquígrafa: Eliana]