Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 042ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/05/2021
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Apresenta imagens para contextualizar a sua fala, fazendo a leitura do texto: "Homem pagará R$10 mil à ativista LGBT por chamá-lo de veado e bichona." Constata que hoje, por toda política de vitimização, falar de forma pejorativa, dependendo do contexto, leva a processo e indenizações.
Refere-se a um vídeo, onde Lula fala que Pelotas é "exportadora de veado", e nunca se viu as pessoas reclamarem dessa situação. Além disso, um colunista ataca Bolsonaro, chamando-o de brocha e de gay passivo, mas não houve processo, e conclui que fica muito claro que não é o que se fala, e, sim, quem fala. Dependendo de quem fala, leva processo ou não, há vitimismo ou não.
Ressalta que esse pessoal decide fazer um evento com dinheiro público, e esse foi o motivo do repúdio, ainda que considere o tema um absurdo. Registra que recebeu denúncia sobre o evento on-line que aconteceria em Itajaí: "Roda bixa, e estréia de séries Criança Veada Show". Menciona que, apesar do Governo Federal disponibilizar essa verba, quem escolhe para que evento esse dinheiro será investido é a Prefeitura, e ela cancelou esse evento, alegando nada saber.
Registra que, depois de tantas manifestações contrárias, ficou claro que o povo de Santa Catarina não quer dinheiro público investido nesse tipo coisa, vem a Defensoria Pública, dizendo que vai tomar providência diante da censura. Afirma que fará uma moção de repúdio à Defensoria Pública de Santa Catarina por defender esse tipo de baixaria que esse pessoal estava querendo promover com dinheiro público. [Taquígrafa: Eliana]