Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 103ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/10/2021
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Lembra que apresentou na Casa a PEC n° 11.1/2019, a qual retira da Constituição do Estado a possibilidade de se tratar ideologia de gênero nas escolas públicas, e também o PL n° 356.4, que proíbe a linguagem neutra nas mesmas. Diz que os seus projetos estão sendo segurados por algum deputado do PT, e denuncia o descaso do Governo do Estado sobre o tema, pois em 2019 foi determinado ao Secretário da Educação que se retirasse do currículo escolar a ideologia de gênero.
Cobra do Governador e do atual Secretário da Educação uma fiscalização nas escolas, pois alguns professores ainda promovem a ideologia em salas de aula. Apresenta uma denúncia do Vereador do município de São Joaquim, na escola Manoel Cruz, e faz a transmissão da denúncia em Plenário, onde uma aluna filma com seu celular um trabalho escolar com apologia à ideologia de gênero e que fora publicado nas paredes da dependência da escola.
Demonstra algumas imagens com palavras de efeito e bandeiras que defendem o LGBTQI+, e posiciona-se contrário à atividade apresentada pelo professor. Repercute matéria na imprensa sobre o aumento dos casos de suicídio e depressão, ressaltando as cinco possíveis causas, como influência de séries ou filmes, falta de expectativa no futuro e conflitos relacionados à orientação sexual.
Comenta que fará um pedido para que se abra um processo administrativo na escola citada, pois este tema já foi retirado da grade curricular dos alunos, em 2019, pelo próprio Governador. [Taquigrafia: Guilherme]