Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 066ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/08/2017
DEPUTADO JEAN KUHLMANN (Orador) - Relata que esteve visitando uma série de municípios para falar sobre a criação da superintendência e da região metropolitana de Blumenau, que teria como finalidade juntar os municípios na busca de solução dos problemas que vivem, como transporte coletivo, saneamento, planejamento urbano e territorial, melhorando assim a qualidade de vida dos cidadãos.
Comenta que o superintendente da Região Metropolitana de Florianópolis, Cássio Taniguchi, elaborou uma minuta de um projeto de lei da criação da superintendência e da região metropolitana de Blumenau, e também o termo de cooperação interfederativo que os prefeitos têm que assinar e aprovar nas câmaras municipais. Informa que apresentou estes documentos em todas as reuniões, tendo uma grande receptividade.
Entende que esta estrutura pode ser criada sem aumentar o custeio da máquina pública, e para tal sugere a extinção das duas secretarias regionais, juntando-as na superintendência da região metropolitana, dando um cunho mais técnico e permitindo que possa discutir efetivamente os problemas da região, devolvendo responsabilidades como educação e saúde para a administração central. Declara que tal solução tornaria a situação mais moderna, mais eficiente, e respaldada por lei federal. Solicita o apoio de todos os deputados para tornar este projeto uma realidade. [Taquígrafa: Sara]