Pronunciamento

Jailson Lima da Silva - 028ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/04/2012
O SR. DEPUTADO JAILSON LIMA - Sr. presidente, srs. deputados, o número 11 é um número relevante. O 11 está na base de apoio do governo Dilma, juntamente com o PMDB de vice, que fechou os 77% de aprovação do governo, deputado Moacir Sopelsa. E essa aprovação de 77% tem questões lógicas do ponto de vista do desenvolvimento econômico, social deste país.
Nós, a deputada Dirce Heiderscheidt, juntamente com o deputado Mauro de Nadal estivemos na Índia acompanhando o evento dos BRICS. E de Santa Catarina estávamos, aproximadamente, 10% de toda a delegação que acompanhou a presidente.
Vimos como a nossa presidente tem se manifestado nesses grandes eventos. E junto com os presidentes do BRICS, que é Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, discutiu a proposição de um banco efetivo do BRICS para se contrapor ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional que são protagonistas da economia mundial.
Isso nos orgulha muito, porque os empresários que a acompanhavam, basicamente empresários da presidente Dilma Rousseff, são de confiabilidade no que se refere à economia no Brasil, do ponto de vista do desenvolvimento econômico e da solidez internacional que tem o Brasil.
Ao mesmo tempo, quando observamos que a Caixa Econômica e o Banco do Brasil estão intervindo no mercado interno, apresentando taxas de juros e empréstimos bancários para reduzir a taxa de juros no mercado nacional, isso mostra que o governo está voltado para o desenvolvimento interno deste país.
Quando observamos que cartões de crédito e cheque especial, neste Brasil, têm sido um verdadeiro assalto àqueles que o utilizam, quando não conseguem pagar a fatura no dia do seu vencimento, vemos que pela primeira vez na história deste país a Caixa Econômica e o Banco do Brasil estarão reduzindo as taxas de juros em determinadas circunstâncias a 88% dos valores cobrados. E isso obrigatoriamente fará com que esses bancos do Brasil passem a refletir sobre as taxas de juros cobradas.
É lógico que como defensores do livre mercado como eram e são a Caixa Econômica e o Banco do Brasil, eles também atuam de acordo com as regras de mercado. Porém, nesse importante momento da crise internacional não podemos esquecer que o estado tem que ser interventor para produzir o desenvolvimento do país, fazendo com que os bancos deixem de ter essas taxas lucrativas absurdas, como têm essas duas instituições bancárias, e de acordo com as regras de mercado.
A partir de agora novas questões estarão acontecendo neste Brasil no sentido de melhorar esta situação. E gostaria de dar alguns dados econômicos importantes dos últimos tempos neste Brasil. No ano de 2002 o PIB foi de 500 bilhões de dólares; no ano de 2012, deputado Neodi Saretta, vai fechar em 2,6 trilhões de dólares, fazendo do Brasil a 6ª economia do mundo; a renda per capita brasileira em 2002 era de U$ 2.800; fecharemos 2012 com uma renda per capita de 13,3 mil dólares por brasileiro, ou seja, nos dois casos o Brasil quintuplicou a sua capacidade econômica.
Outro dado relevante é que a produção de automóveis em 2002 foi de 1,8 milhão de veículos. E vamos fechar 2011 com 3,4 milhões de unidades nesse Brasil. Mais um dado relevante é que em 2002 a safra de grãos foi de 96,8 milhões de toneladas; em 2011, 163 milhões de toneladas foram produzidas neste Brasil. Mais um dado relevante sobre a confiabilidade, deputado Ismael dos Santos, do nosso querido Brasil, é que a taxa de investimento sobre o PIB em 2002 foi de 16,4%; 2011 - 20,8%; os níveis de investimentos estrangeiros diretos em 2002 - 16,5 bilhões de dólares; em 2011, 66,6 bilhões de dólares; a inflação em 2002 era 12,5%; em 2012 deverá ficar em 4,7%; o nível de desemprego em 2002 foi de 12,9%; em 2011 ficou em 4,7%, sendo uma das menores taxas de desemprego do mundo.
Então, quando começamos a olhar aqui nesse período de 2002 até agora, foram 18 milhões de empregos formais.
Deputado Moacir Sopelsa, poucos países geraram isso e quando comparamos com a crise internacional, sendo que li tudo isso no iPhone 4S e digo isso porque o Brasil de hoje é o que dá 77% de aprovação para Dilma Rousseff, a nossa presidenta da República, que não está negociando cargos, não está se submetendo a pressões. E é exatamente isso que o povo brasileiro quer.
Um dos dados relevantes desta pesquisa, mesmo com todos os questionamentos que temos, que corrupção não existe apenas em nosso governo, mas em todos governos que passaram... E digo que se há corrupção é porque há corruptor. E o corruptor não é público, é privado. Até temos um histórico de dados relevantes, a política inclusive das mulheres, feita pela nossa presidente Dilma Rousseff e pelo ex-presidente Lula, onde 19 milhões de mulheres têm o cartão do Bolsa Família, onde mais de 50% dos projetos educacionais do PAC e da habitação foram contratos e assinados por mulheres. E ela no Dia Mundial das Mulheres fez a manifestação de que os contratos daqui para frente, quando houver uma separação do casal, esta habitação será de propriedade da mulher.
Estou fazendo essas referências, porque vejo que o Brasil está no caminho certo. E como deputado do Partido dos Trabalhadores, neste momento falando em nome do meu partido, quero dizer que me orgulho de ver o Brasil com essa trajetória política e econômica, uma trajetória de geração de empregos, de educação, principalmente de inclusão e criação da esperança da perspectiva de um país cada dia melhor.
Por isso, deputada Luciana Carminatti, deputado Dirceu Dresch e deputado Neodi Saretta, o Partido dos Trabalhadores veio para efetivamente mudar a trajetória deste país, juntamente com os partidos da base aliada, aqueles que estão ajudando a construir um novo caminho. E hoje temos como vice-presidente o grande companheiro Michel Temer, deputado Moacir Sopelsa, uma figura boníssima. E no governo passado, com o nosso ex-presidente Lula, tínhamos o saudoso José de Alencar como vice-presidente da República.
Quero dizer, também, deputada Dirce Hedeirchadt que amanhã farei um pronunciamento sobre a viagem à Índia, porque houve alguns questionamentos que nós não voltamos na mesma agenda da presidente. E quem disse que teríamos que voltar? Vamos dizer o que fizemos além e o que será feito depois disso.
Por isso é com muita tranquilidade e transparência que fazemos todas as ações em prol do povo catarinense, do povo brasileiro, porque nesta Casa somos deputados que trabalham. Desta Casa o povo catarinense pode se orgulhar. É diferente da matéria que saiu no Fantástico, à qual não assisti; neste Plenário cada deputado representa com dignidade os seus eleitores. E a Assembleia Legislativa tem dado um exemplo ao Brasil quando corta na carne supersalários que existiam, desvenda um conjunto de aposentadorias por invalidez que até então continuava e agora não tem mais. E cabe ao Iprev ainda dar uma resposta ao povo catarinense.
No mais, deputado Moacir Sopelsa, é um prazer revê-lo.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)