Pronunciamento

Ivan Naatz - 092ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/09/2021
DEPUTADO IVAN NAATZ (Orador) - Repercute a notícia de que 60 mil alunos receberão cerca de R$ 6 mil por ano para estudar nas escolas catarinenses, resultado do Estado de Santa Catarina, que possui tanto dinheiro em caixa, um Estado que contribui para o engrandecimento do Brasil, e parabeniza o secretário Fernando Vampiro.
Registra que cerca de 250 escolas do Estado precisam de intervenção urgente, exibindo um vídeo que mostra a situação precária de algumas escolas, citando uma escola de Itajaí que está interditada há mais de um ano.
Comenta que o desejado é que os alunos estejam na escola, e que essas sejam limpas, organizadas, informando que está sendo feito um levantamento na região metropolitana de Blumenau para trazer à secretaria, para que seja possível avançar nas reformas. Considera as bolsas uma boa notícia, mas lamenta saber que as escolas de todas as regiões se encontram nessa situação difícil. Pede para que o Governo entregue condições de trabalho aos professores e dignidade aos alunos que frequentam as escolas.
Concorda com o Deputado Laércio sobre a necessidade de repensar quais são as prioridades, informando que será apresentado à Comissão de Educação um relatório completo dos grandes desafios das escolas da região de Blumenau.
Deputado Laércio Schuster (Aparteante) - Informa que recebeu os mesmos vídeos, e diz que principalmente as questões de infraestrutura das escolas estão em situação precária em diversas regiões, mas é necessário descobrir qual é a prioridade na área da educação, dizendo que repudiou a licitação das câmeras de vigilância nas escolas, que custarão R$ 400 milhões aos cofres públicos. Coloca-se a favor da vigilância, porém existem questões mais urgentes a serem resolvidas, sendo necessário repensar a forma de gestão. [Taquigrafia: Northon]