Pronunciamento

Ismael dos Santos - 091ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/09/2021
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Inicia a sua fala indignado com a propagação de fake news, considerando uma atitude covarde, no anonimato e lê a falsa notícia: "A Casa Legislativa aprovou um projeto de lei revolucionário para a educação básica de cunho feminista." Rebate veementemente tal abordagem, contrapondo-se à falsa notícia, e lê a real matéria aprovada no Parlamento Catarinense: No currículo escolar deveria constar ou deverá constar, sancionado pelo Governador, a história de mulheres que fizeram história em Santa Catarina. Continuando, diverge da matéria, de que foi aprovado um projeto revolucionário para a educação básica de cunho feminista. Rebate, dizendo que não é nada disso, mas, sim, valorizar a história de mulheres que contribuíram para a história catarinense.
Esclarece o assunto, citando o nome do hall da Assembleia Legislativa, Antonieta de Barros, entretanto diz que a maioria dos alunos catarinenses não sabe que era uma mulher negra, professora e a primeira Deputada Estadual de Santa Catarina! Reforça que é esse tipo de cultura que se quer trazer, e fala como doutor em Literatura.
Diz que não é possível admitir e não acredita que foram os Deputados que fizeram isso. Questiona se teria partido de algum assessor, e apela que saiam do jardim da infância e venham para a maturidade parlamentar. Cita Tolstói, um dos maiores poetas da Literatura Universal que dizia: "Não existe grandeza, quando simplicidade, bondade e verdade estiverem ausentes." Complementa o seu raciocínio, dirigindo-se aos produtores de fake news, e num desabafo, pede que saiam da lama e venham para as águas limpas da verdade.
No momento seguinte, faz uma retificação do seu pronunciamento de terça-feira, da semana passada, sobre o marco temporal, dizendo não ser possível que o Supremo Tribunal Federal vá contra da vontade popular. Na sequência, manifesta o seu equívoco quanto à moção recebida, que não foi de José Boiteux, mas de Cunha Porã.
Afirma, ainda, que, o marco temporal se aprovado em Santa Catarina, trará grande prejuízo, não só para o oeste catarinense, em especial, no Vale Norte, inclusive Vitor Meireles, José Boiteux, Doutor Pedrinho e Itaiópolis. Espera que o bom senso do Supremo Tribunal Federal evite o prejuízo social, econômico a Santa Catarina.
Por outro lado, diz que, por solicitação da Presidência da Casa Legislativa, acompanhou o Governo do Estado até Brasília, representando o Parlamento Catarinense na autorização do investimento de R$ 465 milhões nas rodovias federais que cortam Santa Catarina, tendo como objetivo mostrar transparência dos recursos destinados em prol da população catarinense.
Finaliza, apresentando um vídeo do pronunciamento do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes Freitas, do gesto inédito da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, liberando recursos para investimento nas rodovias federais em prol dos catarinenses. [Taquígrafa: Elzamar]