Pronunciamento

Ismael dos Santos - 034ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/04/2019
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Fala sobre a gama de sabedorias encontrados nas universidades, como o saber popular, científico, religioso, cultural e histórico, que surgiram na história da civilização, especialmente a ocidental, por volta de 1088, em Bolonha, na Itália, na primeira universidade da Europa, com cursos de Direito, Teologia e Medicina e, quase mil anos depois, os primeiros cursos superiores chegaram no Brasil. Cita que a primeira universidade brasileira foi a Universidade Federal do Paraná, que surgiu efetivamente no ano de 1912.
Faz tal preâmbulo para homenagear a Furb, a Universidade Regional de Blumenau, que no dia 02 de maio completa 55 anos, uma universidade que orgulha todos os catarinenses, com mais de 30 cursos, 7.500 alunos, um belíssimo espaço, laboratórios, não só trabalhando na graduação, mas, sobretudo, na extensão.
Faz um reconhecimento ao trabalho da reitora, Dra. Marcia Sardá. Registra que há duas semanas teve um reunião com a mesma para discutir e levar uma proposta para o secretário da Educação, sr. Natalino Uggioni, para que haja uma parceria com o Artigo 170 e investir em alunos que queiram a formação em licenciatura, resolvendo assim a questão das vagas ociosas em alguns cursos daquela universidade.

Deputado Ricardo Alba (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela pauta e declara que a Furb é um patrimônio catarinense e fica feliz com os seus 55 anos, e uma equipe forte trabalhando na administração, liderada pela reitora Marcia Sardá, a quem cumprimenta. [Taquígrafa: Sara]