Pronunciamento

Ismael dos Santos - 029ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/04/2019
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Informa que esteve, na última sexta-feira, na UNIFEB - Universidade de Brusque, participando de um debate com acadêmicos de Psicologia e discutindo em especial o novo plano nacional de política sobre drogas.
Faz dois destaques dentro do tema de combate às drogas: o primeiro é relacionado à manchete do jornal Diário Catarinense, da presente data, informando que houve um aumento de 52% em mortes por câncer de pulmão no estado. O segundo destaque trata de uma matéria científica da revista Veja, informando que existem três milhões de usuários de maconha no Brasil, sendo que 37% estão sujeitos à depressão e 50% a tendências suicidas. Conclui que não é possível ignorar o estudo científico publicado na citada revista, que alerta sobre os malefícios do uso da maconha.
Relata que esteve em Itajaí na última quarta-feira para prestigiar o Projeto Vento nas Escolas, criado pelo casal de Timbó, Bárbara Guerra e Bill Jonathan. Conta que o projeto surgiu a partir de uma tragédia, quando um traficante assassinou um estudante. Informa que esse projeto já existe há 10 anos, atingiu 400 escolas no Brasil e 300 mil alunos através do teatro e da música. Finaliza, exibindo no telão um vídeo sobre o projeto Vento Nas Escolas.

Deputado Valdir Cobalchini (Aparteante) - Elogia a pauta trazida, comentando que chamou a atenção a matéria do Diário Catarinense citada pelo deputado. Pede ao SUS mais agilidade no tempo ocioso entre o diagnóstico e o tratamento de câncer no pulmão, argumentando que assim será possível salvar mais pessoas. [Taquígrafa: Sara]