Pronunciamento

Ismael dos Santos - 068ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/06/2018
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Registra que encerra na presente data, a Semana Nacional Antidrogas. Comenta que a temática com relação a drogas lícitas ou ilícitas quando administradas no organismo, exerce várias reações do ponto de vista psico, alterações no humor e emoções, enfim, no comportamento do ser humano.
Questiona porque as pessoas vão às drogas. Justifica que às vezes por curiosidade, por fuga de algum problema, em busca do prazer, ou de outros fatores, causando consequências como desvios morais, alterações e práticas preocupantes como furtos, mentira, destruição, privação da liberdade e finalmente a morte. Apresenta um vídeo para ilustrar seu discurso.
Destaca que as drogas lícitas e, que ainda persistem no hábito de algumas pessoas, como o cigarro e o álcool também causam destruição e doença. Cita que exames de dosagem alcoólica em cadáveres demonstram que a morte violenta é frequentemente precedida de uns goles a mais, nos afogamentos, atropelamentos, homicídios, acidentes de carro, quedas fatais e, por fim, suicídios. Salienta que o que mais atormenta o Brasil atualmente é a pedra da morte, o crack.
Finaliza afirmando que a pérola do processo para se prevenir, são ações na área de esporte, educação e cultura, é preciso subir os morros com ações sociais, buscar soluções, e existe perspectivas favoráveis se houver investimento e se estender as mãos.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Parabeniza o deputado Ismael dos Santos, pelo discurso. Defende o ensino em tempo integral nas escolas, para as crianças e adolescentes. [Taquígrafa: Ana Maria]