Pronunciamento

Ismael dos Santos - 010ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/02/2021
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Faz comentários sobre a lista de países que já aplicaram a vacina após pesquisa no site Our World in Data, destacando aqueles que imunizaram o maior número de idosos, e em primeiro lugar está Israel, com 88,77% da população vacinada e 95% dos idosos. Depois cita Emirados Árabes com 57,31%; Reino Unido com 37,34% e ao falar da América do Sul, refere-se ao Chile com 16,18% da população vacinada e, infelizmente, o Brasil ocupa o 42° lugar com apenas 3,43%. Menciona esses dados porque a vacina, até o momento, é o que a população mundial espera para combater a Covid-19, além das medidas sanitárias.
Comenta os decretos do Governo estadual para as próximas duas semanas, entendendo como medidas light, e acredita em restrições mais enérgicas, sobretudo em relação ao funcionamento noturno de bares, aglomerações em baladas, entre outros. Faz esse comentário em função do mapa de risco catarinense preocupante, bem como a situação caótica que se encontra o Município de Chapecó e a região do oeste. Em tempo, registra o ato praticado pela Igreja Assembleia de Deus, de Xanxerê, por dispor o espaço de centro social para fazer uma espécie de hospital de campanha com 25 leitos, devido ao colapso da região, e diz que o coronavírus está com alta velocidade de transmissão, principalmente entre a população mais jovem.
Demonstra preocupação com o colapso da rede hospitalar ao comentar conversa que teve, no dia anterior, com o Secretário André Motta, e ficou sabendo que tem apenas 27 leitos de UTI livres no Estado de Santa Catarina, quando são mais de 40 mil casos ativos do coronavírus. Comenta que as cidades que ignoram os cuidados básicos da prevenção apresentam níveis de infecção, pelo menos, seis vezes superiores.
Também, fala do caminho que se buscou fazer com a Itália e não se conseguiu avançar, porém agora existe interesse em avançar num projeto de parceria com outros países por parte da Fapesc, e quem sabe até mesmo com a Itália, no campo da pesquisa para o desenvolvimento de uma vacina em Santa Catarina. Enfatiza que o Governo do Estado deve liberar os recursos que diz possuir, os R$ 300 milhões reservados para a compra de vacinas, e espera o investimento no Magistério, na rede escolar, pois são 500 mil estudantes catarinenses na rede ensino, e assim criar uma barreira ao coronavírus em todas as regiões do Estado.
Deputada Luciane Carminatti (Aparteante) - Elogia o Deputado pelo tema abordado e comenta a gravidade que Santa Catarina vive nestes últimos dias, ressaltando o Município de Chapecó, sobre a velocidade de transmissão do coronavírus. [Taquígrafa: Sílvia]