Pronunciamento

Ismael dos Santos - 004ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/02/2020
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Registra que 80% da população de Itapoá foi atingida pelas chuvas do final de semana, quando 70% dos moradores ficaram sem energia elétrica, com grande prejuízo para aquela população. Neste sentido, apela à Defesa Civil para que tenha um olhar especial para com este município do norte do estado.
Na condição de presidente da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Alesc, agradece o apoio que tem recebido da Mesa Diretora para os trabalhos desenvolvidos, que têm o seu esteio em cinco parâmetros, um deles a prevenção, com trabalhos junto a alunos; também quanto à legislação, muito tem sido feito em nível federal, mas muito se pode fazer quanto à legislação estadual; o processo de acolhimento, com o Programa Reviver, pelo qual muito tem batalhado, e faz um apelo ao secretário da Saúde e ao Governador para que liberem os recursos de 2020; ainda quanto à ressocialização, que é muito importante àqueles que saem das comunidades terapêuticas.
Cita um aspecto que tem sido negligenciado e que é preciso dar destaque, que é a repressão. Fala que no estado catarinense há o flagelo do crack, com mais de 70 mil usuários, e só na capital existem 50 pequenas cracolândias. Ainda, refere-se a outro problema sério, sendo o estado catarinense o que mais produz drogas sintéticas no país.
Repercute manchete do ND Notícias, da prisão do Escobar catarinense, Douglas Gonçalves, preso por tráfico de drogas, que faturava um milhão por mês com a produção e venda de ecstasy, desgraçando vidas e destruindo famílias. Diz que os policiais que coordenaram a operação que culminou com a prisão são de Brasília. O jornal afirma que o seu potencial turístico e os luxuosos empreendimentos à beira-mar fazem do estado um protagonista na distribuição de drogas.
Entende que, enquanto parlamentares, é preciso estar vigilantes, atentos para que seja possível evitar a desgraça de outras famílias. [Taquígrafa: Sara]