Pronunciamento

Ismael dos Santos - 002ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/02/2019
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Fala da satisfação de retomar o ano legislativo, agradecendo aos 54.165 eleitores que lhe proporcionaram o retorno a este Parlamento como o quarto deputado mais bem votado.
Deseja boas-vindas aos novos deputados, que todos possam cumprir seu mandato com determinação, visão, seriedade e com dedicação a essa missão árdua, mas gloriosa, de servir, através da política, a arte do bem comum.
Ressalta que está há 25 anos na vida pública. E que as urnas, na última eleição, sinalizaram uma nítida postura de mudança do fazer político.
Salienta que o que deve prevalecer é uma perspectiva de respeito mútuo e de honra à palavra de cada deputado, sobretudo aos compromissos que assumiram ao longo da caminhada.
Menciona uma experiência que vivenciou no mundo político quando Esperidião Amin e Luiz Henrique da Silveira disputavam o governo, e que teria sido o deputado estadual mais bem votado e não pode se eleger por falta de legenda. Sendo assim, foi procurado por Esperidião Amin, como presidente estadual do partido que era, e não chegaram a um acordo. E em seguida, Luiz Henrique o procurou e fizeram um acordo de que o PSD ficaria com uma secretaria que lhe dizia respeito. Foi anunciado na imprensa que ele seria o primeiro-secretário nomeado no novo comando da política catarinense. Mas alguns dias após houve eleição na Câmara de Vereadores, e Luiz Henrique colocou que precisava de seu voto, pois ele ainda era vereador. Respondeu que isso não estava no acordo e não aceitou, o que fez com que Luiz Henrique não o nomeasse mais. Passados alguns anos, foi procurado por ele para lhe pedir perdão pelos fatos ocorridos.
Esclarece então da importância de honrar a palavra nesta Casa. Ocorrerão diferentes propostas de vários segmentos da sociedade, mas mais do que nunca é preciso honrar os compromissos assumidos.
Cita três ambições que precisam ser buscadas: defesa das ideologias que existem nesta Casa, que a eficiência legislativa busque fazer a simbiose entre o progresso social e o investimento produtivo, e por fim a luta incansável por um futuro decente para todos os catarinenses. [Taquígrafa: Eliana]