Pronunciamento

Ismael dos Santos - 101ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 31/10/2019
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Principia seu pronunciamento homenageando o Dia da Reforma, comemorado em 31 de outubro, quando Martinho Lutero, há 502 anos, subia as escadarias da Igreja do Castelo de Wittenberg para afixar as famosas 95 teses, que se espalharam na Europa, América do Norte e no Brasil.
Sobre sua importância no mundo, destaca a área cultural, a música, a literatura, a imprensa com a publicação da Bíblia Sagrada, a revolução dos educandários, permitindo acesso a ambos os sexos. Cita ainda que a ética protestante modelou o comportamento europeu, norte-americano, além do aspecto inovador, acenando o despertar da espiritualidade no homem.
Ainda, em momento de celebração, referencia o Dia Nacional do Livro e homenageia a Fundação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, uma das maiores instituições do mundo, e também o nascimento há 117 anos, no dia 31 de outubro, em Itabira, MG, de um dos maiores poetas do Brasil, Carlos Drummond de Andrade, influenciador do modernismo brasileiro, e finaliza recitando um de seus poemas preferidos, "O Tempo Passa." [Taquígrafa: Elzamar]