Pronunciamento

Gelson Merísio - 074ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/10/2008
O SR. DEPUTADO GELSON MERÍSIO - Prezada deputada Ana Paula, que preside os trabalhos, deputada Ada De Luca, srs. deputados e público que nos acompanha pela TVAL, esse momento pós-eleitoral é para nós, que exercemos função pública com mandato ou sem mandato, que vivemos a vida democrática que tem a sua raiz na eleição, muito prodigioso, de reflexão e, acima de tudo, de muita humildade.
As derrotas que com certeza todos nós aqui tivemos - até porque duvido que um parlamentar tenha vencido todas as eleições nas quais apoiou os seus candidatos - ensinam-nos muito mais do que as próprias vitórias. Elas nos ensinam a entender o que o povo pensa em cada momento, a ter humildade na hora de avaliar os resultados e, acima de tudo, a respeitar os adversários, porque a democracia é feita de disputas que têm que ser feitas no campo das idéias e dos projetos, e jamais no campo pessoal.
Por isso, em nome do nosso partido, quero parabenizar os candidatos vitoriosos desta Casa, especialmente o deputado Jandir Bellini, que nos propicia também o retorno a esta Casa do deputado Lício Silveira, uma pessoa muito querida por todos e que vai engrandecer o Parlamento, e o deputado Edson Piriquito, que se sagrou vitorioso em Balneário Camboriú.
Mas não posso deixar de citar aqueles que disputaram a eleição e estão aqui cumprindo a sua obrigação, como é o caso do amigo deputado Dado Cherem, a quem quero prestar uma homenagem pelo belíssimo trabalho que fez participando de um processo democrático.
Tenho certeza de que, como disse, os vitoriosos são aqueles que participam de uma eleição e saem dela podendo cumprimentar as pessoas, olhando-as nos olhos e dizendo-lhes que cumpriram a sua missão de estar à disposição do povo para servir a nossa comunidade.
O balanço político que o nosso partido faz em Santa Catarina é que a eleição não foi a deseja, a esperada, mas foi boa, pois mantivemos o nosso número de prefeituras: tínhamos 43 e agora temos 44. Quer dizer, temos um dos maiores colégios eleitorais. Aprendemos várias lições e, como disse no início, a principal delas foi estar sempre focado no ser humano, na questão social, na pessoa muito mais do que em qualquer outro argumento, seja obra ou outro grande projeto. O que a nossa população quer é que seus líderes estejam preocupados com a sua vida, com a vida de cada um que no dia-a-dia tem as suas dificuldades.
Por isso, em nome do nosso partido, novamente quero prestar uma homenagem àqueles que participaram da eleição, sendo vitoriosos ou não, até porque cumpriram com a sua missão, que é a de servir a nossa democracia. E nós retomamos agora o nosso trabalho nesta Casa sabendo que teremos um final de ano turbulento com o Orçamento e várias outras matérias para analisar, procurando servir também a nossa gente, a nossa comunidade.
Parabéns aos que disputaram a eleição e sucesso àqueles que vão exercer, a partir de janeiro, uma nova atividade.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)