Pronunciamento

Gabriel Ribeiro - 072ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/07/2018
DEPUTADO GABRIEL RIBEIRO (Orador) - Traz um tema recorrente na tribuna, a crise na Educação, e relata sobre a decisão da Secretaria da Educação, determinando a suspensão das matrículas para o segundo semestre nos Cedups, que considera absurda.
Entende que tal decisão está na contramão do fortalecimento do ensino técnico, que visa inserir o jovem no mercado de trabalho. Destaca que somente na região serrana, em dois Cedups, 400 alunos estavam inscritos para participar do processo seletivo para os dez cursos oferecidos. Em seu ponto de vista, esta decisão pretende acabar com o ensino técnico no estado. Destaca que encaminhou à Mesa da Assembleia uma moção de contrariedade a ser enviada à Secretaria da Educação, pois tal decisão afetará duramente uma região que tem o menor IDH do estado, prejudicando aproximadamente 1.700 alunos.
Ressalta que vai lutar para manter o Cedup e fortalecê-lo, pois seus profissionais têm gabarito e conhecimento para contribuir com o desenvolvimento e formação do povo serrano e catarinense.

Deputada Luciane Carminatti (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela manifestação, acrescentando que a atual secretária tem tomado medidas descabidas e que afrontam diretamente o direito da Educação. Relata que são muitos os cortes, justamente em uma secretaria que deveria brigar pela manutenção dos seus recursos. Desta forma, registra que a comissão de Educação está convocando a secretaria para prestar esclarecimentos.

Deputado Serafim Venzon (Aparteante) - Cumprimenta o deputado pelo pronunciamento, entendendo que a Educação não pode ter cortes. Esclarece que a Casa Legislativa já conseguiu reverter alguns atos da secretaria, e não vai permitir que o governo faça economia em cima daqueles que mais precisam, justamente os jovens matriculados no ensino profissionalizante. [Taquígrafa: Sara]